sábado, 11 de julho de 2015

Lira Operária presta contas, anuncia direção e aponta para o futuro



Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira e instrumentistas no ensaio de hoje, na sede da Lira Operária


Na tarde de hoje, graças à intermediação de Antônio Soares Borges, o jornal O Norte Fluminense foi até à sede da Lira Operária Bonjesuense, ocasião em que foi recebido pelo maestro e presidente da entidade Nilo Rodrigues.

Na oportunidade, Nilo apresentou prestação de contas das verbas recebidas pelas apresentações da banda e anunciou a nova diretoria, que tem ele como presidente, Jasson Bonifácio, como vice, Guilherme Lima Ferreira como secretário e Eliton de Souza Poverine como tesoureiro.




Nilo fez apresentação de contas dos valores recebidos pela entidade, em decorrência de suas apresentações

Nilo disse que quando assumiu a Lira, em 1982, não havia instrumentos, uniformes nem instrumentistas na entidade. 

Desde então, vem doando de si para manter ativa a Furiosa, inclusive com gastos pessoais. Segundo o maestro, "aprendi a tocar com o professor Bastião, na antiga sede da Lira, que se localizava onde está atualmente o Supermercado Varejão, próximo à praça Governador Portela". 

Quanto à sede atual, "quem doou o terreno para a mesma foi o prefeito Coronel Alfredo Portugal. Mas ele impôs uma condição: teríamos de edificar a sede, sob pena de a área retornar para o município. Foi uma correria para que a sede fosse construída", salientou.

Na parede da sede, estão retratos dos fundadores da Lira. A foto de Carlos Garcia, na galeria de fotos, se explica assim: "quando ele era prefeito e eu assumi a direção da Lira, ele doou material para fazermos a necessária reforma do prédio, além de reformar os instrumentos que doei para a Lira, permitindo, assim, o restabelecimento da Furiosa".


Quadro negro anuncia as próximas apresentações da Lira: Carabuçu e Apiacá (ES)

Três novos instrumentistas irão realizar sua primeira apresentação nesta Festa de Agosto: Fabrício da Silva Rangel (14 anos), sua mãe Margareth da Silva Poubel e Carlos Rafael da Silva Santana (16 anos). Pedro Henrique Rangel (15) anos e Kleny Nunes da Silva (16) são outros adolescentes integrantes da banda, que está constituída, atualmente, com 26 instrumentistas.

"Diferentemente de outras bandas, que vão buscar músicos em outros locais, eu faço questão de formar os músicos em nossa própria comunidade", salienta o maestro.
 


Nilo aponta os desafios para o futuro: arregimentar jovens e obter recursos para promover nova reforma do prédio. Em vista disso, ele está avaliando o retorno do quadro de sócios contribuintes, assim como pretende estimular empresas a realizarem doações para que a Lira possa funcionar com a devida regularidade. 

Aulas de música são dadas diariamente, entre as 19h e 21h, na sede da Lira, localizada na rua Arlindo Sabóia, nº 125, centro. Os ensaios ocorrem aos sábados, a partir das 17h, seguido de um café de confraternização.



André Luiz, Nilo, Antônio Borges e Gino



Kleny Nunes da Silva


Carlos Rafael da Silva Santana


Fabrício da Silva Rangel


Pedro Poubel


Guilherme Lima Ferreira


Ivan da Silva


Pedro Henrique Rangel Martins

Eliton de Souza Rodrigues


Jasson Bonifácio

Fernando Ribeiro Coelho

Margareth da Silva Poubel


Antônio Soares Borges


Nilo Rodrigues de Oliveira: apontando para o futuro

Um comentário: