quarta-feira, 29 de julho de 2015

O escândalo da Biblioteca Municipal




Caixas de livros que chegam para a biblioteca permanecem lacradas, sob o argumento de que não há espaço para os mesmos

Talvez um dos pontos mais contundentes da falta de compromisso da prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana com a cultura  seja o tratamento dado à Biblioteca Municipal Rogério Gonçalves de Figueiredo.

A ênfase na cor branca não foi casual






Localizada na parte alta do prédio onde funcionou o antigo prédio do Fórum, no centro da cidade, o local é inadequado para o funcionamento da mesma.



Prefeitura não tem interesse que saibam que a Biblioteca Municipal funciona no prédio do antigo Fórum


A maioria das pessoas desconhece a existência desta Biblioteca e isso é do interesse da prefeitura, porque quem passa a conhecê-la não deixa de constatar a precariedade da instalação e o descaso do poder público com ela.



Há vários anos, caixas de livros que chegam à Biblioteca se amontoam, não sendo nem abertos, sob o argumento de que não há espaço para acomodarem as obras.





Além disso, o computador ali existente nunca funcionou.





Segundo comentários, assinaturas de presença seriam falsificadas para atestarem visitas de pessoas na mesma e darem impressão da biblioteca ser visitada. 





Não obstante isso, o site oficial exalta a Biblioteca Municipal como se fosse um local excepcional, devotado a atividades culturais. O site chega ao cúmulo de afirmar que a Biblioteca Municipal seria a única do município. Além disso, sem constrangimento algum, assinala que aulas de xadrez seriam ministradas às segundas e terças feiras na referida biblioteca, sendo que aulas de xadrez ocorrem do outro lado da ponte, na Biblioteca Romeu Couto, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Bom Jesus do Norte (ES). 



Vejam o que diz o site oficial:
 

Biblioteca Municipal Rogério Gonçalves Figueiredo


A única biblioteca de Bom Jesus do Itabapoana possui um acervo com cerca de 2 mil volumes. Com livros infantis, didáticos, técnicos, acadêmicos e coleções de clássicos da literatura, a Biblioteca Pública Municipal Rogério Gonçalves de Figueiredo é procurada, principalmente, pelos estudantes bonjuenses, que respondem por 90% do total de pesquisas realizadas. Além de disponibilizar seu espaço para eventos como lançamentos de livros e cafés literários, a biblioteca oferece, durante as noites de segunda e terça-feira, aulas gratuitas de xadrez.
Endereço: Rua Expedicionário Paulo Moreira, 67, Centro, Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro

http://www.bomjesus.rj.gov.br/site/biblioteca_municipal_rogerio_goncalves_figueiredo-pagina-46-2-46








Nenhum comentário:

Postar um comentário