sábado, 4 de julho de 2015

Peças de teatro e livros agitarão o 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos

Peças de teatro e livros agitarão o 6º Circuito Cultural

Os Cavalos de Zebinho: peça escrita por Padre Mello, em 1926


A peça teatral OS CAVALOS DE ZEBINHO, escrita por Padre Mello em 1926, será apresentada no ECLB, no dia 07 de agosto, às 20h, por ocasião do 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos. 

Na oportunidade, será lançado o livro OBRAS SELECIONADAS DE PADRE MELLO, produzido pela Editora O Norte Fluminense, com distribuição gratuita.


O poeta bonjesuense Elcio Xavier doou "Os Cavallos do Zébinho" ao ECLB



Este livro foi doado ao ECLB pelo consagrado poeta bonjesuense Elcio Xavier, que sugeriu a apresentação da peça teatral durante o lançamento da obra, ideia que foi acolhida. 

Em 1926, Padre Mello organizou a apresentação da peça, e a mesma foi interpretada por Jorge Teixeira, Edgar de Oliveira e Amador Pinheiro. Consta do livro:



PERSONAGENS


PATRÃO (Zebinho)    ... Jorge Teixeira

CRAVO (Cavalo)         ... Edgar de Oliveira

DOURADO (Cavalo)   ... Amador Pinheiro


Desta vez, a peça teatral terá a participação dos atores João Rodrigues, Alessandro Vailant, Jamila, e Daniel, assim como de Indianara Rodrigues, no setor de apoio e de maquiagem, todos de Guaçuí (ES).

No século XIX, cavalos ficavam na área livre à frente da Igreja Matriz


No livro a ser distribuído constará também o poema O CARRO DO ZEBINHO escrito pelo destacado escritor bonjesuense Octacílio de Aquino, que está inserido na obra publicada por Padre Mello. Em uma das estrofes consta:



                      "Leva este leite à casa de 'seu' Veiga,

                              no carro do Zebinho". E Zé da Matta

                              lá foi. quando chegou, abriu a lata:

                              - Que leite? Era manteiga..."




Padre Mello preparou a obra com o objetivo de conseguir recursos para que Euzebio Garcia Terra, o Zebinho, adquirisse um novo carro.



                     DE REPENTE, VOZES







Outra peça teatral promete, também, sucesso: De repente, vozes, escrita pelo renomado escritor bonjesuense/pirapetinguense Norberto Seródio Boechat, e que consta do livro Lembranças de Escritas, que igualmente será lançado na noite festiva. 

Bianca Gonçalves e William Valadão, ambos também de Guaçuí, são os artistas que farão a apresentação da peça.

Bianca Gonçalves fará interpretação da peça De repente vozes, com William Valadão



Na mesma noite, será lançado ainda o livro Dois Pontos: Pontuando Viver. Pontuando A Mim Mesmo, de Adilson Figueiredo.


Segundo a poeta Beatriz Escorcio Chacon, "o lirismo é o tom marcante neste livro aberto. Pinta manhãs, madrugadas, muitas tardes. É o aconchego: flor vermelha na sala, luar na janela, alegria saborosa do chá e do pão, um simples guardanapo, o café!". Ao final, arremata: "Adilson se entrega à aquarela pulsante no lar e nas cidades".

Por outro lado, o poeta Paulo Roberto Cecchetti, membro da Academia Niteroiense de Letras e idealizador do movimento cultural Escritores ao ar Livro, assinala que "só os poetas iluminados aparecem assim.../ ágeis e leves./ Levam a gente para os saberes do coração/.../Alma aberta/Descobertas".

2 comentários:

  1. Riqueza de autores e atores para o 6º Circuito Cultural, na expectativa de que povo valorize e compareça.

    ResponderExcluir
  2. “Triste é o país que não preserva suas riquezas”. Parabéns ao ECLB pela grande dedicação em zelar pela preservação da história da cidade e da capacidade em promover magníficos eventos culturais para todos os seletos admiradores e moradores da Cidade de Bom Jesus de Itabapoana. O 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos é uma prova viva da grande devoção do Sr. Gino e leal equipe. Desejo a todos participantes, autores e atores lindos momentos de glórias.
    Sds,
    Rogerio Loureiro Xavier

    ResponderExcluir