domingo, 16 de agosto de 2015

Caxambu e cantora chilena são destaques no Circuito Cultural





O grupo de Caxambu de Vargem Alegre, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e a cantora chilena Vasti Michel foram algumas das atrações da  comemoração de um ano de lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, no dia 8 de agosto.

A Associação dos Amigos do Memorial realizou uma esmerada organização, contando com o apoio da comunidade, o que permitiu o grande êxito do evento.

É como se o espírito do casal Biluca-Boanerges, assim como de Roberto, Badger, Zequinha, Dinah, Maria da Penha e do amigo Neneco estivesse presente, inspirando a união dos sonhos e da luta na construção de um mundo diferente. 

O grupo de Caxambu de Vargem Alegre tem, entre seus antepassados, a escrava Estelita, que vivia em Bom Jesus, em fazenda da região conhecida como Vargem Alegre, hoje distrito de Pirapetinga de Bom Jesus. Foi ela quem, ao ir para Cachoeiro de Itapemirim, vendida aos senhores para amamentar os filhos deste, influenciou o seu marido, Canuto, escravo forro, que conheceu na nova morada, a dar o nome de Vargem Alegre à terra capixaba onde  passaram a morar. Nesta área, está assentada, hoje, a comunidade quilombola formada por seus descendentes, que retornaram, pela primeira vez, à região onde viveu Estelita.

Boanerges Borges da Silveira, pai dos governadores Roberto e Badger, sempre realizava festas em sua Fazenda São Tomé, que adquiriu, após residir no Sítio Rio Preto. Nestes festejos, era rotineira a presença do Caxambu. Foi Ana Maria Silveira, filha do ex-governador Badger Silveira, que, no ano passado, ao ter contato com integrantes deste grupo, no ECLB, tomou conhecimento do vínculo de parentesco dos membros do grupo de Caxambu capixaba com os membros do Caxambu que se apresentavam na Fazenda São Tomé.


A vinda do Caxambu de Cachoeiro de Itapemirim foi gentilmente patrocinada pela Secretária de Cultura daquele município, Joana Darck Caetano, e pelo prefeito Carlos Casteglione. Acompanharam a delegação de Cachoeiro a Bom Jesus: Marta Profeta, Subsecretária do Patrimônio, Lidolfer Polonine, Subsecretário da Lei Rubem Braga, Ivanélia Lins, Gerente de Artes, Marcolino Gomes, colaborador, e o motorista Carlos Derley.


Outro destaque da tarde cultural foi a cantora chilena Vasti Michel que, pela primeira vez veio ao Brasil, e encantou o público com as interpretações de canções típicas de seu país de origem.


Estiveram presentes, ainda, no evento, entre outros, Ronaldo Borges de Abreu, procurador do município, Clerinho da Soledade, vereador, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-Reitora do IFF (Instituto Federal Fluminense) e diretora do ECLB, Francisco Rivero, artista plástico que idealizou o logotipo do Memorial,  Adilson Figueiredo, poeta, artista plástico e historiador, Maria Laura Chicayban, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro,  Fátima Marotta Henriques
, diretora da Casa de Oliveira Viana, de Niterói (RJ), Philip Johnston, cineasta do Rio de Janeiro, Rocio Salazar, cineasta peruana, Aline Gonçalves, musicista do Rio de Janeiro, Ricardo Navia, do Chile, Tatiane Sena, professora do IFF, campus de Bom Jesus do Itabapoana, Lucília Stanzani, advogada, comandando outra comitiva de Cachoeiro de Itapemirim, Elizete Maria, diretora da Escola Estadual São Sebastião do Sacramento, de Manhuaçu (MG), Maria Auxiliadora, comandando comitiva de Guaçuí (ES), e Jussara Miranda, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de nosso município.

Além dos espetáculos, houve exposição de produtos da região e apresentação de novas placas explicativas sobre o sítio que pertenceu a Boanerges Borges da Silveira e Biluca. O acervo do Memorial também foi acrescido com doações feitas por Ana Maria Silveira, filha de Badger, e Ataliba Boechat.


No dia anterior, duas oficinas, de Artes Plásticas, com Francisco Rivero, e de Música, com Aline Gonçalves, encantaram os alunos da Escola Municipal Coronel Luís Vieira de Rezende, de Calheiros, que foram acompanhados da diretora Giselle Montavaneli e do professor Fábio Carrero. A equipe de animação Art Alegria marcou também presença, trazendo alegria para a garotada.

Wilma Martins Teixeira Coutinho, que trabalhou na secretaria dos governos de Roberto e Badger Silveira, e é uma das grandes incentivadoras do Memorial, encaminhou a seguinte poesia: 


RETORNO
 
Voltei a esta cidade
Feliz como um passarinho
Onde as Silveiradas
Construíram o seu ninho

Criados num ambiente
De trabalho e perseverança
Os filhos dessa família
Nunca perderam a esperança

Honraram os seus sobrenomes
De um passado de louvores
Por isso hoje festejamos
Esses dois Governadores

Guardando suas lembranças
Num acervo de cultura
Que não será esquecido
Pela juventude futura

Comemorando o aniversário
Do acervo de seus personagens
Bom Jesus eu me despeço
Berço dessas entidades
O coração, cheio de saudades

Agosto de 2015

Vejam fotos do evento















Caxambu de Vargem Alegre, de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Parte doblico com o Grupo de Caxambu


Cantora chilena Vasti Michel encantou o público com canções tradicionais de seu país

Georgina Santos, presidenta da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, comandou organização esmerada



Cintia Nunes, diretora do Memorial, e Gino Martins Borges Bastos, apoiador da entidade, deram as boas-vindas aos visitantes

André Luis de Oliveira, um dos organizadores do 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos

Decoração da mesa foi elaborada por Lucília Stanzani


Almoço foi concorrido







Maria Laura Chicayban, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e  Fátima Marotta Henriques, diretora da Casa de Oliveira Viana, de Niterói 

Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-Reitora do IFF e diretora do ECLB, e o artista plástico Francisco Rivero, idealizador do logotipo do Memorial



Cintia Nunes idealizou a exposição de produtos da região

Adilson Figueiredo marcou presença no Sítio Rio Preto

Igor dos Santos trouxe café de Arraial Novo

A expositora Gisele Magalhães (direita), observada por Leonídia dos Santos, dirigente do Memorial: sucesso nas vendas


Cesar Ridolphi e a demonstração da fabricação de paçoca



Pilão fez sucesso
Paçoca Ridolphi foi bastante elogiada


A organização no Sítio Rio Preto teve a participação decisiva da diretora Cintia Nunes, de seu marido Alessandro Santos Nunes, da presidenta Georgina de Oliveira Santos, do 2º vice-presidente, Eraldo Salutto Rezende, e dos dirigentes Ciléia Abreu dos Santos, André Luiz de Oliveira, Luiz Dias Ridolphi, Sônia dos Santos Bartholazzi, Sônia dos Santos Bartholazzi, Edesio Machado de Souza e José Alves Moreira. O Grupo de Apoio foi formado por Enedir Ferreira Moreira, Vanessa de Jesus Florenço, Maria Tereza de Jesus, Natália Martins e Maria Tereza de Jesus. Lucília Stanzani, Kelsen Machado Ribeiro e Sâmia Gomes, do Mercado Barão, de Calheiros, foram outros importantes apoiadores.

2a. Cavalgada Governadores Roberto e Badger Silveira


Nesta data comemorativa ocorreu, também, a 2ª Cavalgada Governadores Roberto e Badger Silveira.




 ACERVO DO MEMORIAL FOI ACRESCIDO COM NOVAS DOAÇÕES


Por ocasião do evento, o acervo foi acrescido com doações feitas por Ana Maria Silveira e Ataliba Boechat. Além disso, foram inseridas novas placas explicativas no sítio. 












Cineasta peruana Rocio Salazar, historiador Adilson Figueiredo e cantora chilena Vasti Michel
















OFICINAS NO SÍTIO RIO PRETO




No dia 07 de agosto, o Sítio Rio Preto recebeu oficinas de Artes Plásticas, com Francisco Rivero, e de Música, com Aline Gonçalves, com a participação de alunos da Escola Municipal Cel. Luís Vieira de Rezende, de Calheiros. Além disso, ocorreu festejada animação com o Grupo Art Alegria










Cilene Santos, Cintia Nunes, Alessandro Nunes e Georgina Santos, dirigentes do Memorial, com professores e alunos da Escola Municipal Cel. Luís Vieira de Rezende, de Calheiros, e a equipe de animação Art Alegria



































2 comentários:


  1. Aos organizadores, parabéns, parabéns, lindo e como sempre perfeito. Saudade

    Wilma Martins Teixeira Coutinho (por e-mail, de Niterói)

    ResponderExcluir
  2. Prazer enorme conhecer e conversar c/ a cantora chilena Vasti Michel e demais personalidades chilenas e peruanas.

    ResponderExcluir