domingo, 16 de agosto de 2015

Emoção dominou o 3º Passeio Cultural

Os sete filhos de João Avelino dos Santos: João Carlindo dos Santos, Marlene Poeys dos Santos, Ângela Maria dos Santos Silveira, Rogério Poeys dos Santos, Luís Cláudio dos Santos (Tadi), Carlos Augusto dos Santos (Guto) e Lúcia de Fátima dos Santos Dutra

O 3º Passeio Cultural, inserido no 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos, teve início no dia 08 de agosto, com o descerramento da placa em homenagem a João Avelino dos Santos, herói da 2ª Guerra Mundial. Os sete filhos do herói bonjesuense estiveram presentes à solenidade, que foi marcada por muita emoção. O evento contou também com a presença de parentes e amigos.

Na oportunidade, usaram da palavra Gino Martins Borges Bastos, que salientou o exemplo de vida de João Avelino para a humanidade. Carlos Augusto dos Santos, o Guto, filho do herói bonjesuense, também discorreu sobre a vida de seu pai, destacando sua atuação não apenas no front, mas no pós-guerra, em prol da sociedade, dedicando-se, entre outras coisas, a dar aulas para inúmeras pessoas que não tinham acesso à educação. Guto ressaltou ainda as qualidades de esposo dedicado e pai que, juntamente com sua mãe, Ângela Poeys dos Santos, souberam ser exemplo de vida para os filhos.

Parentes de João Avelino dos Santos















VISITA À CASA DE FARINHA


A comitiva esteve, em seguida, na Casa da Farinha, na região dos Quebrados, localizada próxima ao antigo casarão onde residiram Antônio Ignácio da Silveira e Maria Borges da Silveira, avós paternos de Roberto, Badger, Zequinha, Dinah e Maria da Penha.



INAUGURAÇÃO DE PLACA 
EM HOMENAGEM AO 
DR. AYRTHON BORGES SERÓDIO


Prosseguindo, a caravana inaugurou placa na Barra do Pirapetinga em homenagem ao poeta e médico dr. Ayrthon Borges Seródio, que foi amigo de infância de Roberto, Badger e Zequinha Silveira.






MUSEU DA FAMÍLIA DECIMONI



A caravana foi, posteriormente, visitar o Museu da Família Decimoni, conhecido como Museu da Alcedina, em Calheiros. A recepção coube a Dejayr Decimoni, o filho Lucimar e a nora Maria Isabel, que mantêm, com carinho, o Museu que leva o nome da saudosa esposa, mãe e sogra.











MUSEU DA IMAGEM
DE PIRAPETINGA DE BOM JESUS




A comitiva foi recepcionada, posteriormente, por Lucinha Seródio, que administra o Museu da Imagem criado por seu irmão Norberto Seródio Boechat, em Pirapetinga de Bom Jesus. O encontro foi regado com a costumeira emoção, com declamação de poesias de Iracema Seródio Boechat, mãe de Lucinha e Norberto, e uma deliciosa torta salgada.
 







Lucinha Seródio e parte da comitiva do Passeio Cultural, no Museu da Imagem de Pirapetinga de Bom Jesus







Nenhum comentário:

Postar um comentário