domingo, 2 de agosto de 2015

PAÇOCA BONJESUENSE COM TOQUE ITALIANO NO 6º CIRCUITO CULTURAL






Quando os italianos Fernando Ridolphi e Prudência Capacci Ridolphi se estabeleceram em Varre-Sai (RJ), no século XIX, dedicavam-se a fabricar paçocas, entre outras atividades.

A paçoca é um alimento de origem indígena. O nome vem do tupi pa'soka ( paba=terminar e soka=sokar), uma vez que, originalmente, era feita socando-se a farinha de mandioca e a carne-seca no  pilão.

O filho do casal, Geraldo Ridolphi, nascido em Jacutinga, distrito de Varre-Sai, deu continuidade à fabricação do alimento. Posteriormente, o filho deste, César Ridolphi - casado com Aidê Dias Tiradentes Rodolphi - nascido na Fazenda Bela Vista, no distrito de Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana, por sua vez, também dá prosseguimento a esta tradição familiar, produzindo a PAÇOCA RIDOLPHI, com diversos sabores: doce, salgada, de torresmo com bacon, de carne-seca e de lambari.

Ele mostrará suas cobiçadas paçocas no dia 08/08/2015, às 12h, no Sítio Rio Preto, em Calheiros, por ocasião do 3º Passeio Cultural, uma das atrações do 6° Circuito Cultural Arte Entre Povo. Além disso, César Ridolphi levará dois pilões para demonstrar como ocorre a preparação do alimento.

 
César Ridolphi e os pilões utilizados para fazer paçoca, que levará para o Sítio Rio Preto



A PAÇOCA RIDOLPHI é um dos produtos que constarão da Exposição dos produtos da região, no Sítio Rio Preto. 

A Paçoca Ridolphi tem conquistado o mercado bonjesuense
















Nenhum comentário:

Postar um comentário