sexta-feira, 18 de setembro de 2015

LÓDIA MONTEIRO




Lódia Monteiro




Desembargador Antônio Izaias da Costa Abreu


Há pessoas que vêm ao mundo destinadas a servir ao próximo em todas as circunstâncias, na alegria e na dor, no nascimento e na morte. Assim era a Lódia.
Guerreira, foi pai e mãe de suas duas filhas, Maria e Madalena, sem nunca ter dependido da presença do genitor para criá-las com dignidade e jamais revelou o nome dele.
Parteira experiente, trouxe à vida centenas de crianças por suas mãos. Juntamente com os farmacêuticos José Rezende e Antonio Miranda, dispensava aos enfermos todos os cuidados necessários à recuperação, preocupando-se com a alimentação e o bem estar geral sem postular qualquer remuneração.  
Não contando a vila com água tratada, a população valia-se de poços artesianos para obtenção do precioso líquido que, entretanto, não era indicado para ingestão, não sendo possível sua utilização para beber e cozinhar. Sendo assim, coube à Lódia o abastecimento de grande parte das residências com água potável de uma mina distante mais de 2 quilômetros. Essa senhora de garra só descansava pouco mais de 2/4 de hora para, depois, se deslocar até o “ponto do jogo do bicho”, para fazer a sua “fezinha”.
Ao relembrar a vila onde eu nasci e vivi grande parte da minha juventude, e recordar dos amigos, impossível não lembrar de Lódia, criatura e meiga e discreta.
Na última vez que estive em Bom Jesus, estranhei a ausência da Lódia, pois, ao se inteirar da minha presença na cidade, logo procurava vir ao meu encontro, com o propósito de visitar-me. Foi, então, que soube do seu falecimento. A princípio, a notícia causou-me grande abalo, mas, revendo todo o bem ao próximo que Lódia praticou durante a vida, tenho a certeza de ser ela ser credora da paz celestial.
Destarte, pelo muito que fez em vida, deveria a Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana denominar a capela mortuária da Vila do 4º Distrito com o nome de Lódia Monteiro, como justa e meritória homenagem, o que, certamente, será do agrado de toda comunidade carabucense.


O Desembargador Antônio Izaias da Costa Abreu é membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária do Museu da Justiça do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário