quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Aniversário de Maria Apparecida Viestel




Maria Apparecida Dutra


Comemorou 84 anos de idade, no dia 9 de setembro passado, a professora Maria Apparecida Dutra, neta de Pedro Gonçalves da Silva, o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana por ocasião de sua primeira emancipação, no dia 25 de dezembro de 1890.

Graças a seu pai, o historiador Antonio de Sousa Dutra, os originais das edições do primeiro jornal de Bom Jesus do Itabapoana, O Itabapoana, foram preservados. Pedro Dutra, irmão da mestra, doou as relíquias a Luciano Bastos, por perceber que seria a pessoa adequada a preservá-las. O conteúdo desses jornais se encontra impresso em duas edições da Coleção História de Bom Jesus, editado pela Editora O Norte Fluminense.

Católica praticante, exerceu o magistério, formando as novas gerações por 4 décadas. Possui 5 filhos: Miguel Ângelo, bancário aposentado, professor de Biologia, Maria Alice, professora de Educação Musical e Artística, Maria Adelaide, farmacêutica e divulgadora da cultura brasileira na Dinamarca, Marco Antônio, que exerce a profissão de bancário no Centro Cultural do Banco do Brasil e Maria Angélica, que é veterinária da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense).

Possui, ainda, os netos Henrique, Bernardo, Alice, Raquel e Luisa.

Maria Apparecida Dutra é uma mestra singular, que sempre viveu o que ensinou, e sempre ensinou o que viveu.

O Norte Fluminense parabeniza a mestra pela passagem de mais essa data natalícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário