segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra em Rosal


                                                          fotos de André Luiz de Oliveira

A matriarca Azenir Maria de Sousa e sua filha Ana Maria de Sousa, idealizadora das comemorações do Dia da Consciência Negra


Entre os dias 20 e 22 de novembro, ocorreu no distrito de Rosal mais um festejo relativo ao Dia da Consciência Negra.

Ana Maria de Sousa, a idealizadora do evento, que ocorreu em sua 13ª edição, comemorou os resultados dos eventos: "o principal é que passamos a ser mais respeitadas", assinalou.

Ana Maria Sousa, a idealizadora dos festejos do Dia da Consciência Negra



A capacidade de organização tem se ampliado a cada ano. A equipe, comandada por Ana, foi composta por Miguel Freitas, Maria José Freitas, José Antônio (Tunico), Maria Geralda (Ladinha), Mauro Werneck, Sebastião Benedito, Nicinha, André Luiz de Oliveira, Marcelinho Administrador e Wellington Santos.




O Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida foi palco de uma exposição de arte organizada pela professora Alcides Maria Carvalho Spanhol, conhecida como Cida, que coordenou o evento com amor, carinho e boa vontade, não medindo esforços para a beleza da exposição dos trabalho.








No mesmo espaço, ocorreu também o tradicional brechó, cuja renda é revertida para a festa de conclusão dos alunos do colégio.
 



Em um dos canteiros da rua principal, foram expostas réplicas de instrumentos utilizados para promoverem o castigo dos escravos, assim como os tachos da senzala.






As comemorações do Dia da Consciência Negra em Rosal tiveram início a partir de um diálogo entre Ana Maria Sousa e Sandra Nunes

O Padre Vicente Osmar celebrou a tradicional missa, na capela de Sant'Ana.





A Fanfarra Rogério Figueiredo, de Rosal, e a Banda da Usina Santa Maria marcaram presença. 






Banda formada por rosalenses foi, também, um dos destaques da apresentação.



Entre as várias atividades culturais, ocorreu o resgate do boi pintadinho e da mulinha rosada.


Na oportunidade, foi realizado o concurso da beleza negra e show de samba, além de terem sido homenageados negros que se destacam na sociedade.

Maria de Assis foi homenageada com placa....

... e poesia, pelo calçadense Valter Luiz de Almeida

Sebastião Benedito


André Luiz de Oliveira

O tradicional almoço foi concorrido.







Pode-se dizer que participar dos festejos relativos ao Dia da Consciência Negra, em Rosal, é como estar em um quilombo, terra de igualdade entre as raças.

Organizadores. Primeiro plano: Maria Geralda, Maria José e Ana Maria. Segundo plano: Miguel Freitas, André Luiz, Tonico e Wellington Santos






Um comentário:

  1. Sem dúvidas esta é mais uma entre tantas outras matérias, belíssima!Parabéns ao Norte Fluminense e a todos que colaboram para que tudo isto aconteça.

    ResponderExcluir