quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Empresárias idealizaram a restauração do Teatro Cinema Conchita de Moraes



  Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, foi referência nacional. Nele se apresentaram artistas consagrados como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego 
(Foto: "De Campos aos Fluminenses")




Os irmãos José Carlos Pereira Pinto e Jorge Pereira Pinto, proprietários das Usinas Santa Maria e  Santa Isabel, construíram o Teatro Cinema Conchita de Moraes na década de 1950 e tornaram-no referência nacional. Por ele, se apresentaram ídolos nacionais como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego.

Com a crise da cana de açúcar e o fechamento das Usinas, os prédios acabaram abandonados, inclusive o Teatro Cinema Conchita de Moraes.



 José Carlos Pereira Pinto  
("De Campos aos Fluminenses")

Jorge Pereira Pinto  (Do livro "Quem quebrou a casa de meu pai?")








O dia 16 de junho de 2013, contudo, constituiu-se no marco inicial para o restabelecimento do Teatro Cinema. 

As empresárias Rosane e Rosélia Brandão, dos Supermercados MR, ao conhecerem o prédio, ficaram encantadas com sua história e visualizaram a possibilidade de realizarem um movimento para restaurarem-no e promoverem o desenvolvimento cultural da região. Contaram, então, com o apoio de Gino Martins Borges Bastos.

No mencionado dia, as empresárias convocaram a comunidade da Usina Santa Maria no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto, que respondeu positivamente e resolveu reativar a AMAUSMA (Associação de Moradores e Amigos da Usina Santa Maria), que estava sem direção.




Comunidade da Usina Santa Maria marcou presença na Escola Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto, no dia 16 de junho de 2013

Olgani Possidônio, então diretora do Colégio, e Maria Lúcia Oliveira de Souza, primeira secretária da associação, foram algumas das líderes que apoiaram o movimento.


Olgani Possidônio afirmou, na noite festiva, que "esta é uma oportunidade grandiosa para melhorar a sociedade da Usina Santa Maria, principalmente os jovens". Maria  Lúcia Oliveira de Souza, por sua vez, registrou que "estávamos precisando desta iniciativa estupenda. Antes, não existiam portas abertas para nós, que finalmente se abrem agora, graças aos Supermercados MR".

Maria Lúcia Oliveira de Souza e Olgani Possidônio

A empresária Rosane Brandão assinalou para o público que  "nosso objetivo é propiciar atividades culturais, em especial para as crianças e jovens daquela comunidade. Pretendemos estimular oficinas de dança, teatro, cursos de informática, entre outros, além de tornar o local propício para as festas de aniversário e de casamento, com renda voltada para o funcionamento do próprio Teatro Cinema. Almejamos, também, realizar bailes com orquestras, resgatando os tempos áureos da Usina Santa Maria".

Empresária Rosane Brandão


Na oportunidade, foi prestada homenagem especial  a Eduardo Rosa, considerado o "Guardião do Teatro Cinema Conchita de Moraes", que reside na área destinada ao escritório, ao lado do prédio . Graças a ele, o Teatro Cinema não foi depredado, tornando-se possível o sonho de sua restauração.

Brindes foram sorteados ao final do evento...


...pelos Supermercados MR

 
Ao final do evento, os Supermercados MR promoveram o sorteio de diversos brindes para a comunidade.

No dia 11 de agosto de 2013, Eduardo Rosa foi novamente homenageado pelos moradores da Usina Santa Maria e pelos  Supermercados MR, no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto

Posteriormente, por questão interna da entidade associativa, as articulações para o restabelecimento do Teatro Cinema acabaram interrompidas até o dia 9 de agosto de 2015, por ocasião do 3º Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, evento inserido no 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos.

Na oportunidade, restou agendada reunião com a nova direção da Associação dos Moradores da Usina Santa Maria para apoiá-la no restabelecimento do Teatro Cinema.

Comitiva do 3º Passeio Cultural agendou data para reunião com a Associação dos Moradores, com o objetivo de apoiá-la no restabelecimento do prédio

A referida reunião ocorreu no dia 23 de agosto, na Escola Municipal José Epifânio de Oliveira, com a presença do presidente da entidade, Jarbas Marcoli, do vice-prefeito Jarbas Borges, da empresária Rosane Brandão, dos Supermercados MR, e  Gino Martins Borges Bastos, entre outros.


Reunião do dia 23 de agosto deliberou sobre o início das tratativas para restabelecimento do Teatro Cinema Conchita de Moraes


Desde então, reuniões têm ocorrido mensalmente, com grande interesse. A  última reunião do ano ocorrerá no próximo dia 22 de novembro (domingo), às 14h, no Teatro Cinema Conchita de Moraes, na área sob laje, e promete ser também concorrida.                                          




 Última reunião do ano, para discutir o restabelecimento do Teatro Conchita de Moraes, ocorrerá no próximo dia 22 de novembro, e promete ser concorrida






Nenhum comentário:

Postar um comentário