sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A BONECA SAPEQUINHA FAZENDO ARTE EM VILA VELHA

                                                           Penha Conceição


Rita de Cássia Côgo, seu livro e a Boneca Sapequinha


 

     O livro de história infantil “A Boneca Sapequinha” de  Rita de Cássia Côgo, faz arte em escola de Vila Velha (ES) e isso aconteceu por meio do aluno  Calebe da Conceição Teixeira, de 3 anos, que  ganhou o livro de sua tia-avó, Penha Conceição, moradora em Guaçuí e  é fã de carteirinha da escritora Rita Côgo.





    Calebe estuda no Centro Educacional Movimento do Saber em Vila Velha, onde os   alunos(as) estão vivenciando o Projeto CIRANDA DA LEITURA, “que  visa a parceria entre a família e a escola a fim de construir estratégias integradas para o desenvolvimento da habilidade de LEITURA, e, especialmente, com  o compromisso de ajudar a despertar o gosto pela leitura”. No desenvolvimento desse projeto a família tem papel  fundamental, sendo a mediadora entre a criança e o livro. Dessa forma, o incentivo e a participação dela são indispensáveis para a execução deste projeto.” 



     Interessante do projeto é  que foi feito pela escola uma boneca de pano, semelhante à Boneca Sapequinha do livro, que irá passar o fim de semana na casa do aluno e será cuidada com capricho e responsabilidade tanto pelo aluno como pela família, que assumirá a responsabilidade por qualquer dano sofrido pela boneca, como, por exemplo,  voltar com a saia rasgada. Isso desenvolve na criança a responsabilidade, o zelo e o cuidado com suas “coisas” e com as “coisas” alheias.



     Parabéns ao Centro Educacional pelo projeto  CIRANDA DA LEITURA, “que considera a importância  da leitura no desenvolvimento da aprendizagem” e parabéns aos pais do Calebe, Luiz Jorge e Marcela, por valorizarem uma escritora da terra, no caso Rita de Cássia Côgo, que também merece nossos elogios pela singeleza do livro e sua utilidade prática no desenvolvimento infantil. Fica a sugestão para que outras escolas conheçam e utilizem o livro em suas atividades de leitura.


Um comentário: