domingo, 8 de novembro de 2015

O Dia da Bandeira Nacional

Ana Maria Silveira

  Roberto nos contou que em certa ocasião, recém-eleito deputado, foi convidado para participar de um evento escolar, em comemoração ao dia da Bandeira Nacional.

  Chegando ao colégio, acompanhou o evento, e como foi logo cercado pelas crianças uniformizadas, que portavam suas bandeirinhas do Brasil, resolveu dialogar com elas ali mesmo, sem subir ao palco para falar sobre a homenageada.

-Vocês sabem que bandeira é essa?

-Do Brasil! Respondeu animada a criançada.

- Toda bandeira é uma maneira de se representar um País, um Estado ou um Município. Pode representar também uma escola, um time de futebol ou...

 Nesse momento, Roberto percebeu que um menino olhava seu pescoço e não seus olhos. Prosseguiu a fala sobre a Bandeira:

-Nossa Bandeira foi instituída no dia 19 de Novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Sabem as cores da nossa bandeira? (o garoto ainda com o olhar vidrado no seu pescoço).

-Verde, amarela, azul e branca! Gritavam as crianças entusiasmadas.

  Perguntou sobre o significado das cores, das estrelas e dos dizeres e respondiam em coro. Apenas o calado menino não se manifestava, não desviando os olhos do mencionado lugar.

 Roberto chegou à conclusão de que o pequeno tinha alguma sequela e já estava pensando em como conseguir um oftalmologista para a criança.          Depois de várias outras perguntas aos pequenos estudantes, terminou a palestra perguntando:

Alguém tem alguma dúvida ou deseja me fazer alguma pergunta?

 Qual não foi sua surpresa! Justamente o menino calado olhou bem nos seus olhos e perguntou:

-O que é esse caroço no seu pescoço que sobe e desce enquanto você fala?

 Roberto, que na época era muito magro, lembrou-se do seu avantajado pomo de adão. Acompanhou a plateia, que explodiu em uníssona risada.


07/11/2015
 


Ana Maria Silveira  é filha do ex-governador Badger Silveira                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário