domingo, 8 de novembro de 2015

Oseas de Godoy: o eterno vereador



Oseias de Godoy


Oseias de Godoy nasceu no dia 03/09/1936. Filho de Pedro Gomes Godoy e Dolina Rezende Godoy, ambos oriundos de Sacramento, teve sólida formação juntamente com seus irmãos Alvanir, Nilson, Mirian, Nilda e Amocir.

Seu bisavô, José Higino de Godoy, era espanhol, que se fixou em terra mineira, e casou-se com Paulina Germana de Jesus. Foram 12 filhos: Joaquim, Maria, João, Antônio, Pedro, Ana, Cecília, Paulo, José, Bárbara, Sebastiana e Francisco.

Francisco veio para Bom Jesus do Itabapoana e aqui, casou-se com Itanira, conhecida como Dona Caçula, e tiveram 5 filhas, todas professoras: Vilméia, Marise, Valdéia, Miriam e Eloísa.

Segundo Oseias, "meu pai era pedreiro, requisitado pelos melhores construtores, como Sebastião Alfeu. Meu pai, juntamente com os pedreiros Pedro Garibaldi e Ismael Ribeiro da Silva, construíram o Edifício Monte Líbano e o Grupo Escolar Pereira Passos.

Estudei no Grupo Escola Pereira Passos, no Colégio Cenecista Antônio Honório e no Zélia Gisner.

Graças a Boanerges Borges da Silveira, pais dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira, obtive um emprego no governo federal e fui trabalhar na COBAL (Companhia Brasileira de Abastecimento).

Casei-me em 8/11/1956 com Nilda Rocha Godoy, e tivemos três filhos: Nísia, Osni e Oséias Jr. Tenho 4 netos: Lidiane, Pedro, Daniele e Daniel, e uma bisneta: Júlia".

Oseias de Godoy ladeado pela esposa Nilda e os filhos Nísea, Oseias Godoy Júnior e Osni, em 28/03/1997, por ocasião do aniversário de Osni


Vereador por 15 anos ininterruptos, entre 1973 e 1988, Oseias diz que entrou na vida política através de uma brincadeira. " Em Itaperuna, residia Paulo Silveira, que consertava máquinas registradoras. Ele tinha mania de ser político e se candidatou a vereador. Certo dia, ele foi a Bom Jesus consertar uma máquina na COBAL. Após o serviço, ele deu-me um cartão com os seguintes dizeres: 'Paulo Silveira, Piston de 70', que era uma maneira sutil de fazer propaganda eleitoral. Ocorre que, em Bom Jesus, havia também um Paulo Silveira, pai do Ralph. Eu disse a ele que iria brincar e dizer que ele seria candidato. Ocorre que a brincadeira acabou tendo repercussão séria. Em outro dia, apareceu José Antônio Rangel com um livro de filiação para o partido da ARENA. Ele queria que Paulo Silveira e eu assinássemos a filiação àquela agremiação. Embora tivéssemos dito que tudo era uma brincadeira, acabamos sendo convencidos a sermos apenas filiados. Na época, eram três as forças eleitorais em nosso município: uma, comandada por Elbinho Matias, outra por Chiquinho Ferreira e uma terceira, por Carlos Garcia. Depois, no período de lançamento das candidaturas, fui procurado por Elbinho Matias e Chiquinho Ferreira, mas reiterei a ambos que tudo aquilo teve início com uma brincadeira, agradecendo o convite. Ocorre que, quando Carlos Garcia esteve comigo, e diante de minha negativa, disse: ' Gauthier ganhou a eleição por apenas um voto. Se você, na Igreja Batista, conseguir 10 votos, já será muito positivo'. Eu repliquei: 'Mas, sr. Carlos, não tenho dinheiro para fazer a campanha'. '- O partido paga!'. Eu insisti: 'Mas não tenho carro para fazer a campanha'. '- Você vai com minha família!'. Foi assim, convencido por Carlos Garcia, que acabei entrando na vida política."

A respeito dos projetos apresentados na Câmara, Oseias diz que considera relevantes dois: o que estabeleceu o monumento à Bíblia e o que erigiu o busto de Gauthier Figueiredo, à frente da sede da prefeitura.

"Devo assinalar, também, que sempre votei a favor das causas em favor de Bom Jesus, mesmo contra orientação partidária. Quando o então prefeito Noé Vargas apresentou o projeto de lei para doar terrenos para a construção do Colégio Técnico Agrícola (hoje Instituto Federal Fluminense), das sedes do Tiro de Guerra, do INSS e da Receita Federal, votei a favor, sendo muito criticado dentro do meu partido. Recordo-me, contudo, que Elbinho Mathias e o dr. José Vieira Seródio me aconselhavam a votar sempre em favor de Bom Jesus. Hoje, já perdoei meus críticos, porque vejo a importância do Instituto Técnico Agrícola e dos outros prédios para nosso município."

Luciano Bastos, ex-governador Badger Silveira e Oseias de Godoy, na Praça Governador Portela

Membro atuante da Igreja Batista, Oséias integrou a 1ª Igreja Batista até 1998, quando, juntamente com 70 membros, estabeleceram a 5ª Igreja Batista. "Com o apoio de 30 norte-americanos, foi construído o prédio onde está o templo. Nós de Bom Jesus só colaboramos com o terreno e a lata de tinta. O resto foi custeado pelos estrangeiros."

Sempre participando direta ou indiretamente da vida política do município, com sugestões e ideias, Oseias tem sido chamado de "o eterno vereador". Com o sentimento do dever cumprido, olha para o futuro certo que os momentos atuais necessitam do mesmo espírito do nosso passado grandioso para o enfrentamento e a superação dos graves desafios. 

Oseias de Godoy: sentimento do dever cumprido






Nenhum comentário:

Postar um comentário