segunda-feira, 23 de novembro de 2015

RACISMO FOI DEBATIDO EM LAJE DO MURIAÉ (RJ), POR OCASIÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA







A Escola Municipal Ary Parreiras, de Laje do Muriaé (RJ), recebeu, no dia 19 de novembro, a poeta Maria Beatriz, para uma palestra para os alunos da professora Paula Rosmaninho de Castro. O evento abordou uma reflexão sobre o papel da escola e da formação do educador no combate ao racismo, preconceito e discriminação, apontando desafios e propostas de combate na escola. Segundo Beatriz, "atualmente, o grande desafio dos profissionais da Educação é aquisição de práticas educacionais que possibilitem um conhecimento com fundamentações teóricas capazes de proporcionar ao educador uma percepção do meio e dos sistemas sociais, políticos e econômicos. Conclui-se que o preconceito racial é um problema que fomenta a exclusão social, ocasionando divergências no âmbito educacional, o que torna importante que os profissionais da Educação discutam esses grandes desafios".


  


Durante a palestra foram apresentadas músicas com coreografias relativas às canções Pérola Negra (Daniela Mercury) e Canto das Três Raças (Clara Nunes), além da mostra de um Documentário (Consciência Negra), com uma dinâmica que proporcionou a liberdade de expressar sentimentos diante do tema abordado. Foram temáticas as poesias de Maria Beatriz intituladas "Amor Incondicional" e "Sou Essência de Todas as Raças".



Na oportunidade, houve a apresentação do livro "Raízes: Laços do Brasil com Angola", publicado pela Editora Literarte, com textos de autores brasileiros e angolanos. Ao final, ocorreu a apresentação da música "A Paz", do grupo Roupa Nova. Marcaram presença no evento a diretora da Escola Municipal Ary Parreiras, Leila Marcílio Andrade, a professora Paula Rosmaninho e a pedagoga Milena Rocha.  


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário