domingo, 22 de novembro de 2015

SUPRESAS E INCERTEZAS NO CONCHITA DE MORAES




A última reunião do ano na Usina Santa Maria, realizada na área localizada em frente ao prédio, para discutir o restabelecimento do Teatro Cinema Conchita de Moraes, ocorreu hoje, com a presença de Luciano Nunes, presidente da Câmara dos Vereadores, e do vice-prefeito Jarbas Borges. Tudo indicava que o evento iria fortalecer a luta e os sonhos de todos.
 



André Luiz, Luciano Nunes, Jarbas Marcoli e Rosane Brandão


Ocorre que o presidente da Associação dos Moradores, Jarbas Marcoli, anunciou, de início, que um engenheiro da prefeitura esteve no local, juntamente com a Defesa Civil, e informou que todo o prédio estaria condenado. Questionado se seria possível a preservação ao menos da fachada, Jarbas Marcoli assinalou que a informação que teve é que "não", e que, assim, só restaria a demolição do mesmo.


Diante dessa notícia, não obstante o lamento geral, só restou a todos a consciência tranquila de terem lutado pelo que acreditavam. Ao após, foi encerrada a reunião.


Jarbas Borges, vice-prefeito: técnico informou que a parte da frente do prédio poderia ser aproveitada

Ocorre que, logo em seguida, marcou presença no local o vice-prefeito Jarbas Borges e informou que, segundo informação verbal de engenheiro da prefeitura, a parte da frente do prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes poderia ser preservada, o que causou perplexidade diante do que o presidente da Associação anunciara antes. Jarbas Borges sugeriu, ainda, aguardar o documento oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Diante do inusitado da situação, a empresária Rosane Brandão, uma das proprietárias dos Supermercados MR, afirmou que considera mais adequado que um outro engenheiro possa realizar nova avaliação, de modo a dar segurança a todos em relação à situação real do prédio.

Outra surpresa foi a notícia veiculada durante a reunião, no sentido de que a área onde está edificado o Teatro Cinema pertenceria a um "arrematador" das terras da Usina Santa Maria, de modo que seria necessária autorização do mesmo para qualquer obra no prédio. A estranheza se acentua na medida em que a Associação dos Moradores possui documento de outro suposto proprietário do prédio, em que o mesmo cedeu por escrito a posse para a entidade.

Esta informação causou também perplexidade, uma vez que é sabido de todos, que o sr. Eduardo Rosa, o guardião do Teatro Cinema, tem posse do referido prédio, em nome da comunidade, há dezenas de anos, possuindo a chave do mesmo e residindo em área contígua, sem qualquer oposição. Essa situação configura tranquilamente o usucapião, não podendo, portanto, imputar titularidade da área a qualquer outra pessoa.

Por outro lado, Luciano Nunes informou que pretende manter contato com a prefeita Branca Mota para que ela emita um decreto de utilidade pública relativo ao imóvel. O presidente da Câmara sugeriu, ainda, que a parte de trás do prédio seja substituída por estrutura metálica, mantendo-se incólume a fachada.


Luciano Nunes, presidente da Câmara dos Vereadores, pretende sugerir à prefeita Branca Motta a expedição de decreto de utilidade pública

Para terminar as surpresas do dia, cabeças de gado surpreenderam os participantes da reunião, que estavam na parte da frente do prédio, e que foram dispersados momentaneamente pelos animais.

Cabeças de gado dispersaram provisoriamente a reunião que ocorria à frente do prédio do Teatro Conchita de Moraes


Em seguida, as artistas Bianca Gonçalves e Mykaela Teresa Silva, de Guaçuí (ES), apresentaram peça teatral relembrando a construção do prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes pelos irmãos Pereira Pinto, assim como a atuação do "guardião" Eduardo Rosa, das irmãs empresárias Rosane e Rosélia Brandão e de Gino Martins Borges Bastos pelo restabelecimento do prédio.

Apresentação de peça teatral lembrou que o prédio foi construído pelos irmãos Pereira Pinto


Bianca Gonçalves
 



Mykaela Teresa Silva

   


Ao final, ocorreu uma confraternização entre os presentes. 

PREFEITA BRANCA MOTTA ANUNCIOU TRATATIVA PARA RECUPERAR O TEATRO CINEMA CONCHITA DE MORAES, EM 2014


No dia 11 de agosto de 2013, com apoio dos Supermercados MR, a comunidade da Usina Santa Maria se organizou para restaurar o Teatro Cinema Conchita de Moraes. Ao centro, Eduardo Rosa, o "Guardião"do prédio, que foi homenageado.

Após o início do movimento para restabelecer o Teatro Cinema Conchita de Moraes, em 2013, a prefeita municipal Branca Motta anunciou uma reunião do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura Sávio Sabóia, no final do mês de janeiro de 2014 com dirigentes da empresa Anglo American, que mantinha um projeto de mineroduto que passaria pelo distrito de Serrinha, para a apresentação de proposta de recuperação do prédio.

Segundo a prefeita assinalou, na época, pela internet, "tudo é ainda um grande sonho, mas se ficarmos somente sonhando as coisas não acontecem".

 Segue o texto da mandatária.

“Bom dia. Na próxima terça-feira o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura Sávio Saboia estará em Belo Horizonte numa reunião com a Diretoria de responsabilidade social da empresa Anglo American. Na oportunidade apresentará à empresa nossa proposta para investimentos sociais na localidade da Usina Santa Maria. Duas propostas serão apresentadas, a criação de um espaço de lazer e pista de caminhada no lago da Usina e a recuperação do Teatro Conchita de Morais. A Anglo American é responsável pelo projeto Minas-Rio cujo mineroduto passa por Bom Jesus, mais precisamente na Serrinha. Faz parte da política da empresa investir em melhorias e projetos diversos nas cidades impactadas pelo empreendimento. Tudo é ainda um grande sonho, mas se ficarmos somente sonhando as coisas não acontecem. Vamos em frente torcendo para que as propostas sejam bem recebidas. Estamos trabalhando. 
Branca- Prefeita de Bom Jesus do Itabapoana.”




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário