quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A piada do Christovam




Christovam Colombo Pires

Christovam Colombo Pires, conhecido como CCP, é uma das figuras populares das duas Bom Jesus. Com 86 anos de idade, é reverenciado pelo seu modo de viver, sempre encontrando motivos para uma brincadeira, e construindo um clima de alegria com suas piadas. 

Nascido em Apiacá (ES), veio para Bom Jesus com seus pais e começou a trabalhar com 14 anos, vendendo verduras no período matutino. À tarde, vendia doces no negócio de Juca Furtado, na rua dos Mineiros, onde morava. Aos sábados entregava  exemplares de O Norte Fluminense aos assinantes. Posteriormente, segundo ele, "passei a trabalhar em A Voz do Povo, conciliando minhas atividades com o BANERJ", onde se aposentou.
 

Casado há 60 anos com  Mariolanda Soares Pires, é pai de 2 filhos, a professora Elaine Soares Pires e Marcus Vinicius Soares Pires, decorador de festas na região. Possui 3 netos e uma "bisnetinha".



O seu jeito de ser, segundo ele, aprendeu com Fernando Maia, que trabalhava, há cerca de 50 anos atrás, no Cine São Geraldo, em Bom Jesus do Norte (ES). Muito brincalhão ("brincalhão demais", segundo Christovam), ele  gostava de contar piadas e fazer festa com os amigos, sempre que os encontrava na rua.

Segundo CCP, "quando Fernando Maia aparecia, o pessoal dizia: - Olha o Fernando Maia aí...e a alegria era geral". Hoje, as pessoas costumam dizer: "- Olha o Christovam aí... e eu procuro construir um ambiente alegre, contando piadas para todos".

Christovam conta até hoje uma piada que aprendeu com  Fernando Maia, o que significa dizer que a alegria do passado está sempre presente, na pessoa do CCP. O Norte Fluminense reproduz, a seguir, esta piada.



Ia a mãe sentada num burro, enquanto um garoto de 10 anos puxava o animal.
Passou um carro e o motorista disse para a mulher: - não tem vergonha, não? a criança puxando e a sra. nessa idade no lombo do animal?
A mulher desceu e colocou a 
criança no cavalo e passou a puxá-lo.
Nisso, outro carro passa e o motorista fala para o menino: - vc não tem vergonha não? você sentado  no burro, enquanto sua mãe, uma mulher idosa, fica levando o animal?
A criança desceu do burro e os dois passaram a puxar o animal.
Outro carro passa e o motorista diz: - que vergonha! Vocês a pé e o cavalo lindo sem ter ninguém em cima dele.
A mãe e o menino resolveram, então, montar no burro.
Aí apareceu outro carro e o motorista falou:
- vocês não têm vergonha não? o cavalo quase morrendo e vocês montados nele.
Os dois desceram, então, do animal e passaram a levar o burro nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário