sábado, 19 de dezembro de 2015

Móveis de Boanerges e Biluca serão atração de Exposição



Cintia Nunes, diretora do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, Atalíbia Boechat Borges e o guarda-roupas de Boanerges Borges da Silveira e Biluca, quando ambos moravam na Fazenda do Meio

Dois móveis e um almofariz que pertenceram a Boanerges Borges da Silveira e sua esposa Biluca, pais dos governadores Roberto e Badger Silveira, quando moravam na Fazenda do Meio, devem constar na Exposição que ocorrerá no Memorial Governadores Roberto Silveira, situado no Sítio Rio Preto, zona rural de Calheiros, no dia 7 de agosto de 2016.

É o que informa a diretora do Memorial Cintia Nunes, filha caçula de Neneco, o amigo de infância dos governadores.

Construção da sede do Memorial deve ter início no ano que vem


Esses objetos serão emprestados por Atalíbia Boechat Borges, neta de Marciano José Domingues e Atalíbia Herdy Boechat. Segundo Atalíbia, "mamãe contava que meu avô Marciano comprou, certa vez, a Fazenda do Meio, que ficava entre Barra do Pirapetinga e Calheiros, e que pertenceu a Boanerges Borges da Silveira, pais dos governadores Roberto e Badger Silveira. A compra foi feita 'com porteira fechada', o que significa dizer que tudo o que estava dentro da fazenda foi adquirida".

Guarda-louça, também conhecido como guarda comida, que pertenceu à Fazenda do Meio
  
Atalíbia esclarece: "Assim que a  Fazenda do Meio foi vendida para meu avô Domingues, minha madrinha Carolina Domingues Boechat, que era minha tia, acabou ganhando um guarda-louça que pertencia a Boanerges e Biluca. Como, posteriormente, fui morar com minha madrinha, esta, ao final de sua vida, doou-me este móvel, assim como o almofariz que foi uma lembrança de Biluca e Boarnerges".

O guarda-roupas foi doado a ela posteriormente.



Almofariz da cozinha da Fazenda do Meio

Segundo Cintia Nunes, diretora do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, "a planta da construção do Memorial deve ficar pronta na próxima semana, constando com dois pavimentos. Pretendemos inaugurar o pavimento inferior no dia 7 de agosto, com uma bela Exposição que conte com estes objetos e outros que serão doados, assim como os que constam do nosso acervo. Prevemos um momento de muita emoção, com o aprofundamento do resgate da linda história da família Silveira, carinhosamente chamada de Silveirada", assinalou.

Atalíbia Boechat Borges e Cintia Nunes: resgate da história da família Silveira em Bom Jesus do Itabapoana


Nenhum comentário:

Postar um comentário