domingo, 3 de janeiro de 2016

O GRANDE SONHO DA PREFEITA BRANCA MOTTA ACABOU



Uma das paredes do prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes desabou na noite de ontem, em decorrência dos fortes ventos que acompanharam uma tempestade

Como estava o prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes antes da queda da parede lateral



BRANCA MOTTA DIZIA QUE TINHA O "GRANDE SONHO" DE RESTABELECER O TEATRO CINEMA CONCHITA DE MORAES

Branca Motta dizia que seu "grande sonho" era restabelecer o Teatro Cinema Conchita de Moraes (foto da internet)

Em janeiro de 2014, a prefeita Branca Motta manifestou-se, no facebook, dizendo que tinha o grande sonho de ver o restabelecimento do Teatro Cinema Conchita de Moraes.

Na oportunidade, ela assinalou que "tudo é ainda um grande sonho, mas se ficarmos somente sonhando as coisas não acontecem". Finalizou o seu comunicado, dizendo: "Estamos trabalhando".

Na época, ela anunciou que encaminharia o Secretário da pasta responsável, Sávio Saboia, para tentar obter recursos com a diretoria da Anglo American, empresa responsável pelo projeto Minas-Rio, que prevê a passagem de mineroduto por Bom Jesus.

Desde então, nunca se soube de qualquer outra manifestação ou ação da mandatária em prol do Teatro Cinema Conchita de Moraes.

Seja como for, na noite de ontem o grande sonho da prefeita e da comunidade acabou, com a queda da parede lateral do prédio em decorrência dos fortes ventos que acompanharam uma tempestade. 





Leiam o texto da mandatária falando do seu "grande sonho".

"Bom dia. Na próxima terça-feira o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura Sávio Saboia estará em Belo Horizonte numa reunião com a Diretoria de responsabilidade social da empresa Anglo American. Na oportunidade apresentará à empresa nossa proposta para investimentos sociais na localidade da Usina Santa Maria. Duas propostas serão apresentadas, a criação de um espaço de lazer e pista de caminhada no lago da Usina e a recuperação do Teatro Conchita de Morais. A Anglo American é responsável pelo projeto Minas-Rio cujo
mineroduto passa por Bom Jesus, mais precisamente na Serrinha. Faz parte da política da empresa investir em melhorias e projetos diversos nas cidades impactadas pelo empreendimento. Tudo é ainda um grande sonho, mas se ficarmos somente sonhando as coisas não acontecem. Vamos em frente torcendo para que as propostas sejam bem recebidas. Estamos trabalhando.
Branca- Prefeita de Bom Jesus do Itabapoana.”






Por outro lado, após recente controvérsia sobre o estado do prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes,  a empresária Rosane Brandão, dos Supermercados MR, idealizadora do projeto para restabelecer o Teatro Cinema, articulou a ida do engenheiro Márcio Luiz  Piedade Fonseca ao local, para realizar uma vistoria no prédio. 

No dia 13 de dezembro último, a empresária apresentou à Comissão responsável pelo restabelecimento do prédio, presidida pelo presidente da Associação de Moradores, que também é administrador da Usina nomeado por Branca Motta, o laudo que atestava que, caso fossem feitas as medidas emergenciais, o prédio poderia ser recuperado, sem necessitar sua demolição.


Como, não obstante isso, nada foi feito, perdeu-se ontem definitivamente a oportunidade de restabelecimento do prédio histórico, ao menos nos moldes do que restou edificado originalmente.



Eduardo Rosa, o Guardião do Conchita: "cansei de ir à prefeitura pedir apoio"



Eduardo Rosa, conhecido como o Guardião do Teatro Cinema Conchita de Moraes, por morar em cômodo contíguo ao prédio, além de ter as chaves e zelar pelo mesmo, lamenta: "fiz o que pude para preservar este prédio e cansei de ir à prefeitura pedir apoio".

Antônia Assis Figueiredo que mora nos fundos do prédio se recorda do fato de ontem à noite: "quando a parede caiu, parecia que o mundo estava acabando".

Antônia Assis Figueiredo: "parecia que o mundo estava acabando"


Enéias José da Silva, que reside há 30 anos na Usina, disse, por sua vez, que "já apareceu gente querendo levar tijolos e madeiras. Eu não vou permitir. Ficarei acordado a noite inteira se for necessário para impedir isso."

A frente do prédio ainda se mantém


Agnaldo  de Oliveira Souza, que vive desde os 3 anos de idade na comunidade estava desolado: "infelizmente está acabando tudo na Usina Santa Maria".

João Batista Ferreira também reclamou: "na época de eleição os políticos sempre vêm aqui. Depois, não fazem nada".

Sebastiana da Silva Ferreira: convicção de que a união pode restabelecer o prédio


Sebastiana da Silva Ferreira mantém o otimismo, apesar de tudo: " É triste o que ocorreu. Contudo, se a prefeitura quisesse e se unisse com a comunidade e com a sociedade civil de Bom Jesus, tenho convicção de que, apesar da queda da parede, o prédio do Teatro Cinema Conchita de Moraes pode ainda ser restabelecido".


Eduardo Rosa (amparado), o Guardião do Conchita, e moradores: tristeza



Nenhum comentário:

Postar um comentário