sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ONÇA É VISTA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA





O Norte Fluminense esteve hoje em Volta Grande, região do distrito de Rosal, onde está situado o que deveria ser o Parque Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.
Várias placas anunciando o Parque Municipal podem ser observadas no trajeto capixaba que leva até a área da Unidade de Preservação.
O nome Volta Grande se dá em razão do Rio Itabapoana dar uma volta até chegar à região do Parque. 

José Ezequiel viu as imagens da onça parda na câmera dos técnicos da CEMIG

José Ezequiel,mineiro de São Pedro do Suassu, que mora há 40 anos em Rosal, reside em frente à entrada do Parque. 

Redes de monitoramento de animais e câmeras foram instaladas por técnicos da CEMIG


Casado com a rosalense Eva Augusta da Silva Páscoa, Ezequiel afirma que viu as imagens de uma grande onça parda no Parque a partir das filmagens de técnicos da CEMIG que fixaram câmeras próximas às redes de monitoramento do Parque. Segundo ele, a onça deve ter se fixado na extensa mata estabelecida a partir das mencionadas redes.

José Ezequiel trabalhou como vigia do Parque por 12 anos

José Ezequiel trabalhou por 12 anos como vigia do Parque e se aposentou em decorrência de acidente de trabalho. "No Parque há também jabutirica, que é uma onça pequena. Antes de um incêndio que ocorreu, aqui, no dia 12 de outubro de 2012, víamos macacos pregos, que não têm aparecido mais", pontua.

O cão Fininho acompanhou a reportagem

O Norte Fluminense adentrou na área com o cão "Fininho", cujo dono é José Ezequiel, e que atuou como guia e segurança da desafiadora reportagem.

Após a construção da Usina de Rosal, a CEMIG passou a ter o compromisso de fazer funcionar o Parque Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.

Em 2002, foram finalizadas três construções: uma para a residência dos vigias, outra para abrigar a lanchonete e mais uma onde deveria ser instalada uma sala de informática para os alunos e visitantes. Nesse mesmo ano, foram instalados ainda um parque para crianças e uma área de lazer.


Sala de Informática foi idealizada para funcionar neste prédio

Aqui deveria estar funcionando uma lanchonete

Casa dos vigias está fechada

Ocorre que o Parque nunca funcionou.

Área de lazer está deteriorada

Passados 13 anos, o Parque, além de nunca funcionar, foi totalmente abandonado. O parque de crianças foi retirado e a área de lazer está deteriorada. 

As placas, contudo, continuam anunciando o Parque pelo lado capixaba, desconhecendo-se os motivos pelos quais não existem placas pelo lado fluminense, a não ser na estrada do chão próxima a entrada do Parque.

Placa indicativa do Parque foi fixada apenas em rodovia capixaba


Neste período de 13 anos, a CEMIG, ao invés de cumprir com sua obrigação e implementar o funcionamento do Parque, resolveu terceirizar a administração do mesmo. Durante todos esse anos, contudo, as firmas terceirizadas limitaram-se a pagar 5 vigias, em turnos de 6 horas, e um agente de limpeza.
Ano passado, no dia 4 de novembro, a prefeita Branca Motta assinou acordo de doação do Parque com a CEMIG, conforme matéria abaixo extraída do site da prefeitura.
Na época, o site asseverou que "O parque é mais uma forma de incentivar a educação ambiental e o turismo ecológico em Bom Jesus".
Branca Motta, por sua vez, assinalou que "- Nossa equipe vem trabalhando para buscar a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental em nosso município".
Há dois meses, a última empresa terceirizada demitiu os funcionários, tendo em vista o referido termo de doação.

Como a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana não assumiu a Unidade de Conservação, conforme se comprometera, o mesmo se encontra totalmente abandonado, sem contar com qualquer vigia.
Veja a matéria extraída do site da prefeitura.

Prefeitura e Rosal Energia/Cemig assinam termo de doação de parque

Prefeitura e Rosal Energia/Cemig assinam acordoA Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e a Rosal Energia/ Cemig assinaram na terça-feira (04/11) o termo de doação do Parque Municipal de Rosal. A unidade, que tem mais de 723 mil metros quadrados, passará a ser administrada em conjunto por um ano. A empresa fará um levantamento das condições gerais.
A Prefeitura e a Rosal Energia/ Cemig vão adotar as medidas necessárias à revisão e à implantação de um Plano de Manejo e seus respectivos programas. Em seguida, vão ser assumidos a manutenção e o controle dessa Unidade de Conservação. O parque é mais uma forma de incentivar a educação ambiental e o turismo ecológico em Bom Jesus.
Outro fator importante é que, com a passagem do parque para a administração municipal, o município somará mais pontos no programa do ICMS Ecológico, além de fortalecer a parceria da Prefeitura com a empresa geradora de energia.
Um acordo entre o Executivo Municipal e o Instituto Federal Fluminense (IFF) pode ser fechado ainda esse ano. O objetivo é inserir no currículo do curso de técnico em Meio Ambiente, um estágio ou atividade extraclasse sobre criação de unidades de conservação:
- Nossa equipe vem trabalhando para buscar a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental em nosso município, encerrou a Prefeita Branca Motta.



Doação do Parque foi boa para a CEMIG


A doação do Parque da CEMIG para a prefeitura foi boa para a empresa, uma vez que passou a responsabilidade de gerência para o poder público e sem o ônus de pagar valores à firma terceirizada.


O contrato parece ter sido bom também para a prefeitura, que deve ter visto vantagens neste pacto. Embora Branca Motta afirme que este pacto irá "favorecer a parceria da Prefeitura com a empresa geradora de energia", não se tem notícia do benefício concreto que esta parceria teria gerado para o município. 


Para a comunidade de Bom Jesus do Itabapoana, contudo, que há 13 anos vem sendo privada de usufruir deste Parque, como um direito seu, tudo indica, diante da penúria econômica da prefeitura, que continuará a ter seu direito permanentemente violado.


VEJAM AS FOTOS EXCLUSIVAS DO NORTE FLUMINENSE TIRADAS DO PARQUE MUNICIPAL DE BOM JESUS DO ITABAPOANA


















Pescadores irregulares estiveram no Parque

Larvas de mosquito se desenvolvem no Parque...

... na água limpa e parada







 Usina de Rosal





Um comentário:

  1. Que pena não estar funcionando, seria um ponto de atração, junto com a represa da usina de Rosal.
    Cleber
    DF (por e-mail)

    ResponderExcluir