domingo, 10 de janeiro de 2016

Os 80 anos das mãos guerreiras



Nelly Barbosa Teixeira de Castro: liderança de destaque na região


Nelly Barbosa Teixeira de Carvalho é uma carioca guerreira, nascida no dia 15 de janeiro de 1936, e que festejará, em grande estilo, seus 80 anos no Salão de Festas da Pousada do PC. 

Em Bom Jesus do Itabapoana, onde mora desde 1990, Nelly é referência no artesanato e na luta por melhores condições de vida no Conjunto Habitacional Nova Bom Jesus, onde reside. 
 
Filha de Bertholino Gonçalves, radialista e técnico de transmissões em rádio, nascido no dia 04/06/1886, e Ambrosina Campos Barbosa, professora nascida em 30/04/1914, possui mais dois irmãos: Geni Barbosa Campos, que foi professora no Colégio Estadual Padre Mello, e Marx Prestes Barbosa, que formou-se em Geologia e se tornou  professor da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Tem como avós paternos: José Gonçalves Barbosa e Francisca Monerat Barbosa e avós maternos: Amália Bragança Soares e Euzébio Campos Soares.

"Meu tataravô casou com uma índia, pegando-a a laço. Ela era da etnia tamoio. Tenho, também, em minha ascendência, suíços e portugueses", salienta.

Com o casamento com o baiano René Teixeira de Carvalho, sargento da PM, teve quatro filhos: Sérgio, Shirley, Márcia e Martha, além de uma de criação: Dilcinéia.

Nelly no casamento do neto Marco Aurélio com Jéssica, na Bahia. Foto de 2013.

Formada como professora, Nelly, após a separação, trabalhou em uma multinacional com atividades relacionadas a shoppings centers, atuando também como comerciária."Trabalhei com dedicação acentuada até meus filhos estudarem, se casarem e se tornarem independentes", registra.

Paralelo a isso, sempre se dedicou ao artesanato:
"Sempre fui artesã, desde os 8 anos de idade. Minha família é artesã: meu pai se dedicava à arte na madeira e minha mãe ao bordado e ao crochê, assim como minha avó".

Nelly, sua  aprazível casa e o cão Bob fazendo pose para a foto



Ela conta sobre sua vinda a Bom Jesus do Itabapoana: "Em 1988, quando eu morava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, houve uma grande enchente, que me desalojou. Resolvi, então, mudar-me para Itaperuna, onde residia minha filha, que tinha casado com um itaperunense. Como não me adaptei, optei por mudar-me para Bom Jesus em 1990, onde passei a morar em casa próxima à Secretaria de Obras. Em 1998, houve outra grande enchente e perdi tudo novamente. Ganhei, então, uma casa no Conjunto Habitacional Nova Bom Jesus, onde resido até hoje".

O Conjunto Habitacional Nova Bom Jesus conta com Posto Policial e Quadra Coberta

Foi em Bom Jesus que sua liderança se desenvolveu: "Participei dos congressos sobre artesanato organizados pelo SENAC. A partir daí, percebi a importância da união dos artesãos para qualificar a luta por novos horizontes. Na época, havia gestão, a nível nacional, para a instalação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, cujo ministro era Jaques Wagner. Elaboramos um documento intitulado "Carta de Paty", em que solicitávamos políticas públicas para o artesão e a possibilidade de elaborarmos projetos em favor dos mesmos. Realizamos, desde então, nove projetos: dois pela mencionada Secretaria, três pelo Ministério do Trabalho e Emprego, um por uma entidade de Juiz de Fora, um pela Fundação Banco do Brasil e dois pela Petrobras".

Nelly: liderança transformadora


Há cerca de cinco anos, Nelly está à frente da ABA (Associação Bonjesuense dos Artesãos), e tem se destacado no Projeto Roçarte, elaborado por ela e mantido pela Petrobras, que oportuniza a qualificação de pessoas no noroeste fluminense. "Em quatro anos, o Roçarte capacitou cerca de 950 pessoas. Em vários municípios, produtos dos artesãos são vendidos em locais destinados especificamente para este segmento, o que gera importante aporte financeiro para a categoria ", salienta, com orgulho.

Residência de Nelly é ornamentada por artesanato da região. As almofadas foram confeccionadas por artesãos de Laje de Muriaé, a partir do reaproveitamento de tecido

Artesanato a partir da escama de peixe é oriundo de Italva


Artesanato feito com papel maché e bagaço de cana, de São José de Ubá


Cerâmica de Leninha, da Usina Santa Maria

Presépio de cerâmica de Raimunda, de Bom Jesus do Itabapoana

Artesanato de  palha de bucha e de palha de bananeira, de Raimunda, de Bom Jesus do Itabapoana


Em relação a Bom Jesus, Nelly entende ser necessário um espaço próprio para que os artesãos bonjesuenses possam expor seus produtos permanentemente. A fundação do Museu da Cerâmica foi um fato importante, mas necessitamos avançar ainda mais. Há municípios que estabeleceram a Casa do Artesão e, com isso, passaram a desenvolver esta atividade, com geração contínua de renda. 

Nelly considera, relevante, ainda, um apoio logístico. "Nas grandes exposições do Merconoroeste, por exemplo, há casos em que tivemos gastar dinheiro do próprio bolso para levar e trazer o nosso artesanato. No departamento da prefeitura sempre dizem que não há carro para transportar nem recurso para viabilizar o traslado", lamenta.

Outro ponto de reclamação se dá em relação às tendas do Projeto Roçarte que estão sob os cuidados também de um departamento da prefeitura: " quatro dessas estantes estão estragadas, necessitando de reparo. Além disso, na Usina Santa Maria, há um forno destinado aos alunos do Projeto Roçarte, que criam peças a partir do barro. Tais peças necessitam ser queimadas para que o artesanato seja concluído. Ocorre que, há muito tempo, uma das peças do forno necessita ser reposta e até hoje não tivemos resposta sobre o necessário reparo". 


Nelly tem como objetivo reestruturar a ABA, regularizar a Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Habitacional Nova Bom Jesus e implementar a nova fase do projeto Roçarte, que deve ocorrer até meados deste ano.

Com idealismo juvenil, a mulher de todos os artesanatos e de todas as raças, deixa uma mensagem final: "Agradeço a Deus a oportunidade de viver. Não me arrependo de nada que fiz, mas apenas do que não pude fazer. Tenho esperança, ainda, contudo, de realizar o que não pude. Só colhem os que plantam. Sou feliz pelo que plantei. Observo boas colheitas. É certo que todos temos momentos de tristeza e de perdas, mas, apesar disso, temos sempre de encontrar forças para lutar pelos que estão ao nosso lado".

Nelly: a mulher de todos os artesanatos e de todas as raças















 












4 comentários:

  1. Parabéns, Nelly, pela sua trajetória e pelo seu aniversário!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mãe, pelo que já fez, pelo que faz e principalmente pela pessoa que é! Te amamos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mãe, pelo que já fez, pelo que faz e principalmente pela pessoa que é! Te amamos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mãe, pelo que já fez, pelo que faz e principalmente pela pessoa que é! Te amamos!

    ResponderExcluir