segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Um breve passeio por Natividade (RJ) e uma entrevista com Perilo



Vivenda Maria Altina

Imóveis construídos pelo ex-prefeito Pedro Guedes Gomes

Fórum ocupa prédio histórico

Igreja Nossa Senhora de Natividade


Antiga estação de trem virou espaço de cultura


Perilo, o relógio e o cofre que pertenceram a seu saudoso pai


Em Natividade, podemos encontrar uma personalidade: Perilo de Oliveira Vargas nascido no dia 09/03/1927, na Fazenda Mundo Novo, em Varre-Sai.

Ele foi vice-prefeito, presidente da Cooperativa de Café, e era ligado a Amaral Peixoto, do PSD.



Filho de João de Oliveira Vargas e Balbina Assis Vargas, seu pai veio de Leopoldina (MG) quando era menino e fez riqueza na região, através do café.

Perfeitamente lúcido, Perilo se emociona ao se lembrar do seu genitor: "Tenho saudade de meu pai, que me tinha com o um dos  mais apreciados, por meu modo de agir e pensar semelhante ao dele. Ele me deixou como inventariante dos seus bens".

Ele é o único vivo de 15 irmãos, dos quais se recorda apenas de Geraldino, João, Geraldina, Adelaide, Arlindo, Sebastião, Filomena, Querina e Rui. 
 
Seu irmão Sebastião de Oliveira Vargas, o Bituta, era comerciante de café, enquanto ele tinha o papel de recebedor, cuja função era selecionar o café para a venda para o Rio de Janeiro. "Foi a raça italiana que trouxe a cultura do café para a região, especialmente para Varre-Sai, que é o maior produtor do estado do Rio", salienta.

Casou-se com Edith Abib Vargas, com quem teve
três filhos: Maria Edith, falecida, Regina de Fátima e Maria das Graças. Orgulha-se dos três netos médicos: Perilo, João e Rubens. Após a viuvez, contraiu núpcias com Marquelúzia de Souza Machado. 


Perilo e móveis antigos. A mesa pertenceu à Fazenda do Engenho

Ele possui preciosidades em sua residência, "porque me lembram dos bons tempos antigos. Tenho um relógio Paket, Phillipe & Cie Genave e um cofre que pertenceram a meu pai", e uma " mesa que pertenceu à Fazenda do Engenho, da época dos escravos", entre outras antiguidades. 
 
Perilo finaliza a entrevista:" Me sinto realizado e feliz. Fiz caridade, tenho saúde e um bom número de pessoas amigas. Isso é o que importa na vida".


Perilo de Oliveira Vargas: uma vida de serviço a Natividade




Nenhum comentário:

Postar um comentário