sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

UM SONHO QUE SE TORNA REALIDADE: O MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA





O engenheiro Paulo Sérgio do Canto Cyrillo concluiu o projeto do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que será edificado no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, onde nasceram os ex-governadores.


Trata-se de uma importante contribuição para o resgate da linda história da Silveirada, como era chamada a reunião dos membros da família Silveira.


 

Segundo Cintia Nunes, a diretora do Memorial, "objetivamos inaugurar, com o apoio da comunidade, a parte baixa do prédio no dia 7 de agosto, ocasião em que celebraremos dois anos do lançamento da pedra fundamental de nossa entidade".

Cíntia de Oliveira Santos Nunes é a diretora do Memorial


Cintia Nunes é filha de Manoel Araújo dos Santos, o Neneco, o amigo de infância dos ex-governadores, e doou o terreno, juntamente com seu marido Alessandro, para a construção do prédio. 


VEJAM OS DISCURSOS FEITOS NO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO MEMORIAL, NO DIA 10/08/2014


DISCURSO DE WILMA MARTINS TEIXEIRA COUTINHO


                   Wilma Martins Teixeira Coutinho



                                           


Wilma Martins Teixeira Coutinho
 Meus queridos amigos que eu acabei de conhecer aqui em Bom Jesus.

 Levo comigo nesta despedida uma grande saudade e agradecimento pelo carinho como fui recebida nesta cidade, especificamente ao Dr. Gino pela determinação “QUEREMOS WILMA”.

 Falar de Roberto Silveira e Badger Silveira creio que os brilhantes oradores já retrataram tudo que eu teria que falar. 


É de conhecimento público os projetos e anseios que essas personagens representaram no cenário político de nosso Estado, que não concretizou, em parte pela trágica morte prematura e criminosa que o impediu de continuar o seu governo. EU ESTAVA LÁ, sofri com a família e com o povo fluminense. Presenciei a dor da querida Ismélia quando fui abraçá-la. Foi uma perda irreparável, deixando-nos órfãos.


O saudoso Badger: eu trabalhava na Secretaria de Educação, no Gabinete, quando ele tomou posse como Secretário de Educação, interino, do Governo de seu irmão Roberto. Ao deixar a Secretaria, levou-me para o Palácio, Gabinete Civil, onde permaneci até o Golpe Militar, vivenciando todo aquele tormento da votação na Assembleia, naquela madrugada de Agosto, terminando por cassá-lo. Ele se negava a renunciar, pois fora eleito pela vontade do povo, numa eleição limpa e honesta. As forças ocultas o traíram numa armadilha política, tramaram sua retirada, afastando-o da vida pública.


Ele saiu abatido mas, de cabeça erguida, escoltado que fora pelas forças armadas, MAIS UMA VEZ EU ESTAVA LÁ, chorando com todos os funcionários do Palácio que aprenderam a respeitá-lo e amá-lo.


Foram os dois Governadores mais honestos que eu conheci na minha vida funcional, não se ouvia falar em corrupção, só de projetos e ações em prol do bem comum do seu povo.


Não se via ganância “o vai lá dá cá”, como se vê hoje nessa política vergonhosa que corrompe este país.


Hoje estou aqui cheia de felicidade, no berço onde nasceram essas pessoas por quem tive tanto carinho e o privilégio de conviver, que até hoje se estende aos seus familiares e lá se vão cinqüenta anos.


Agora imaginem vocês a ironia do destino, hoje já em fase terminal, faço o inventário de Badger, que já tem cinco volumes, não tem mansões, jatinhos nem aviõezinhos, somente 5 carros virando sucata, e uma merreca de poupança porque os bens que ele amealhou durante sua existência ele doou em vida.

 ESTE ERA O GOVERNADOR BADGER SILVEIRA.

 DEUS O TENHA.


 Quero parabenizar todos os que contribuíram para este evento, o artista pela sua majestosa obra do quadro que revela a tragédia sofrida pelo saudoso ex-Governador Roberto Silveira. Impressionante!!!  



Boa tarde.

 Local onde será construído o Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, em Calheiros



DISCURSO DE CINTIA DE OLIVEIRA SANTOS NUNES 



BOA TARDE.

EM NOME DA FAMÍLIA DE MANOEL ARAÚJO DOS SANTOS, O NENECO, AMIGO DE INFÂNCIA DOS GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA, ASSIM COMO DE JOSÉ TEIXEIRA SILVEIRA, MARIA DA PENHA E DINAH, SEUS IRMÃOS, VENHO COMO FILHA DE NENECO E REPRESENTANDO MEUS IRMÃOS SÔNIA, CILÉA, LEONÍDIA, MARILENE, BENEDITO, JUAREZ E JOSÉ ABREU, ASSIM COMO REPRESENTANDO MINHA MÃE, GEORGINA DE OLIVEIRA SANTOS, SAUDAR A TODOS OS PRESENTES E, EM ESPECIAL, AOS FAMILIARES DOS HOMENAGEADOS, ASSIM COMO A WILMA MARTINS TEIXEIRA COUTINHO, AMIGA DA FAMÍLIA SILVEIRA QUE PARTICIPOU DOS GOVERNOS DE ROBERTO E BADGER SILVEIRA.

DINAH SILVEIRA, A IRMÃ DE ROBERTO E BADGER SILVEIRA, COSTUMAVA ESCREVER POESIAS E RECITÁ-LAS NAS REUNIÕES DE FAMÍLIA.

ASSIM, HOMENAGEANDO-A, TOMO A LIBERDADE DE LER UMA POESIA ESCRITA POR WILMA MARTINS TEIXEIRA COUTINHO NO DIA 28 DE JULHO PASSADO, QUANDO SE LEMBRAVA DESTE MOMENTO HISTÓRICO.


À MEMÓRIA DE ROBERTO SILVEIRA E BADGER SILVEIRA


Bom Jesus do Itabapoana

Terra rica do saber

Deu dois filhos governadores

Deus os levou pra no Céu viver



Estão olhando por nós

Neste momento tão nobre

Em que lembramos seus atos

Voltados sempre pro pobre



Seus governos só visavam

O bem-estar social

Muitos projetos na mente

Não esqueceu de Rosal



Bela cidade estou vendo

Com a igrejinha na praça

Ornada de belas rosas

Catita cheia de graça




DEVO DIZER, AINDA, QUE DINAH SILVEIRA COSTUMAVA NOMEAR AS REUNIÕES DA FAMÍLIA COMO “SILVEIRADA”.

ASSIM SENDO, NESTE MOMENTO EM QUE OS MEMBROS DA FAMÍLIA SILVEIRA AQUI SE ENCONTRAM PARA HOMEMAGEAR SEUS ANTEPASSADOS ILUSTRES, E, TENDO EM VISTA QUE TODOS NÓS BONJESUENSES TAMBÉM NOS SENTIMOS COMO MEMBROS DA FAMÍLIA SILVEIRA, PODEMOS DIZER, LEGITIMAMENTE, QUE ESTAMOS DIANTE DE UMA SILVEIRADA.

MINHA MADRINHA MAGNÓLIA COSTUMAVA DIZER QUE PASSADO É AQUILO QUE JÁ SE FOI MAS ESTÁ PRESENTE
NAS LEMBRANÇAS GUARDADAS EM
NOSSA MENTE, DESDE OS TEMPOS DE NOSSA INFÂNCIA.

ROBERTO E BADGER SILVEIRA, ASSIM COMO SEUS IRMÃOS, JOSÉ TEIXEIRA SILVEIRA, MARIA DA PENHA E DINAH, SEUS PAIS BOANERGES BORGES DA SILVEIRA E MARIA DO CARMO SILVEIRA, A BILUCA, MEU PAI NENECO, LEONÍDIA ABREU DOS SANTOS E MEU AVÔ BENEDITO DOS SANTOS ESTÃO SEMPRE PRESENTES.

QUERO AGRADECER À MINHA FAMÍLIA QUE NÃO ESTÁ MEDINDO ESFORÇOS PARA FAZER ESTA REALIDADE ACONTECER E AO DR. GINO MARTINS BORGES BASTOS QUE É O GRANDE INCENTIVADOR, IDEALIZADOR E COORDENADOR DESTE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA.

Cintia de Oliveira Santos Nunes


Entrada para o Sítio Rio Preto



COLABORE COM UM DOS ITENS ABAIXO PARA A EDIFICAÇÃO DA PARTE BAIXA DO MEMORIAL


a)     84 vergalhão 4.2

b)    420 vergalhão ¼

c)     100 vergalhão 3/8

d)    24 vergalhão  ½

e)     10 vergalhão 5/8

f)      20 kg arame 18

g)     10 kg prego 18/30

h)    150 taipá

i)       350 sacos de cimento

j)       5.000 lajotas

k)    40 m3 areia lavada

l)       40m3  brita



Contatos para maiores informações: Cíntia Nunes, diretora do Memorial, cinttianunes@gmail.com e 022-999989395

e André Luiz de Oliveira, conselheiro, cel.: 022-998317343




Momento histórico: confraternização entre parentes dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira com os parentes de Neneco, e com os membros da Associação dos Amigos do Memorial, no lançamento da Pedra Fundamental no Sítio Rio Preto, no dia 10 de agosto de 2014









Nenhum comentário:

Postar um comentário