quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

AS MULHERES QUE PRESERVARAM UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO



Fazenda Mattinhos: desde o século XIX

Pode-se dizer que Dora Motta, viúva de Lauro Motta, e sua filha Ana Maria Motta, foram as responsáveis pela preservação da Fazenda Mattinhos, um patrimônio histórico de nosso município.

A Fazenda Mattinhos foi adquirida pelo português Manoel Motta, que prosperou no Brasil.

Manoel Antônio da Silva, que passou a se chamar Manoel Motta, e seus filhos Margarida e Lauro Motta

Manoel Motta chamava-se Manoel Antônio da Silva e adquiriu o sobrenome Motta após casar-se, no Brasil, em 1906, com Margarida Motta,  filha de Antônio Motta, um respeitável proprietário em Miracema. Sua dedicação à produção de arroz, em Flores, Miracema (RJ) proporcionou-lhe prosperidade econômica, sendo que o local passou a chamar-se Várzea do Motta. 

Manoel Motta doou, posteriormente, a Fazenda Mattinhos a seu filho Lauro Motta que promoveu grande desenvolvimento na região

 Lauro Motta e Dora Motta



Segundo Ana Maria Motta, filha de Lauro e Dora Motta, relatou ao O Norte Fluminense, "quando meu pai Lauro Motta faleceu, deixou de herança 800 (oitocentos) alqueires de terra, além dos 60 alqueires que já tinha antecipado para cada um dos seis filhos (Fernando, Laurinho, Antônio Manoel, Claudio, Ronaldo e eu), além de cabeças de gado, curral, carro de boi e a disponibilização do trator da fazenda para todos".

Lauro Motta empreendeu grande desenvovimento na Fazenda Mattinhos (acervo de Ana Maria Motta)
 

Ana conta que "minha mãe gostava muito da Fazenda Mattinhos e dizia que tinha vontade de passar seus últimos dias lá. Ela gostava muito de ir para a varanda da sede e apreciar a horta. Certa vez, eu estava morando no Rio de Janeiro e fiquei sabendo que não havia ninguém para fazer companhia à mamãe na Fazenda. Resolvi então alugar meu apartamento e ir morar com ela. Tomei conta de minha mãe durante um ano e um mês, até seu falecimento", salienta.

Alunas do Colégio Internato Nossa Senhora Auxiliadora de Campos dos Goytacazes visitaram a Fazenda Mattinhos, na década de 1950 (acervo de Ana Maria Motta) 


"Quando em cuidava de minha mãe Dora, que já contava com cerca de 84 anos de idade, antes de morrer ela fez com que eu prometesse a ela que não permitiria que ninguém mexesse nas coisas dela da Fazenda", salienta.

Ana Maria Motta, filha de Lauro e Dora Motta, preservou o rico patrimônio da Fazenda Mattinhos, atendendo vontade de sua mãe





 "Para cumprir a promessa à minha mãe, após seu passamento resolvi adquirir as cotas de meus irmãos, tornando-me proprietária da sede da fazenda com cerca de 10 alqueires. Ocorre que como observei a dificuldade em manter o alambique e, diante dos inúmeros interessados, resolvi vender a propriedade para Luciano Nunes", finaliza.


Dora Motta e sua filha Ana Maria Motta preservaram a Fazenda Mattinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário