quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

LAURO MOTTA E A FAZENDA MATTINHOS





O porguguês Manoel Antônio da Silva (acervo: Ana Maria Motta)



O português Manoel Antônio da Silva, nascido no dia 28/02/1875, em Oliveira d'Azeméis, era filho dos lavradores Antônio José da Silva e Anna Gomes Pinto.

No dia 29/09/1892, com 17 anos de idade, Manoel vem para o Brasil, e estabelece-se primeiramente em Barra do Piraí (RJ). Posteiormente, fixa-se nas terras de Antonio Motta, proprietário de prestígio em Miracema (RJ).


Esther Vieira da Silva, de São José do Ubá, e Antônio José da Silva, irmão de Manoel Antônio da Silva (acervo: Ana Maria Motta)


Antônio Motta e Maria Cabral Bittencourt Motta, portuguesa oriunda da Ilha de São Miguel, do arquipélago de Açores, eram casados e tinham uma filha única: Margarida Motta. 

Com o passar do tempo, Manoel casou-se com Margarida, a filha dos patrões, em 1906, ocasião em que assumiu o sobrenome Motta. 

Segundo Ana Maria Motta, "graças ao apoio de meus bisavós Antônio Motta e Maria Cabral, meu avô Manoel pôde se estabelecer com minha avó Margarida em Miracema, prosperando na plantação de arroz, na região que passou a ser conhecida como Várzea dos Motta".



Manoel Motta teve três filhos com Margarida: Lauro da Silva Motta, Margarida Motta e Nelson Motta.


Manoel Antônio da Silva, Manoel Motta, e seus filhos Lauro Motta e Margarida Motta


Após a separação, Manoel Motta, conhecido como "seu" Motta, passou a viver com Maria da Conceição Carreira, a Mariquinha, filha dos imigrantes espanhóis José Carrera e Maria Carrera. Com ela, teve 13 filhos.

Em 1929, Manoel verifica outro momento de prosperidade, o que  fez com que adquirisse propriedades.


1ª comunhão de Ronaldo da Silva Motta (15 nos) e Ana Maria Motta (13 anos), na Catedral de Campos dos Goytacazes (RJ)


A Fazenda Mattinhos foi doada por Manoel Motta a seu filho Lauro Motta, enquanto os demais filhos receberam, também, seus quinhões, já em vida.


 Lauro Motta e Dora Motta

Lauro Motta se casou com Dora Motta, sua prima, filha do irmão Antônio José da Silva com Esther Vieira da Silva, de São José do Ubá  (RJ), no dia 7/12/1929. 



Lauro Motta na Fazenda Mattinhos

Dora da Silva Motta e os filhos mais velhos Fernando, Lauro e Antônio Manoel, na antiga serraria da fazenda (acervo de Ana Maria Motta. Foto de 1929)


Manoel Motta faleceu em 3/11/1937, em Mimoso do Sul (ES), com 62 anos de idade. Margarida faleceu em 1954.


Lauro faleceu em Boa Ventura, em 19/07/1984, sendo sepultado em Mimoso do Sul.
Dora foi sepultada no cemitério de Mattinhos.




Antônio José da Silva (acervo Ana Maria Motta)

A espanhola Dona Mariquinha e os filhos em Mimoso do Sul (ES) (acervo de Ana Maria Motta)





1° plano:Esther Vieira da Silva, mãe de Dora) e Margarida Motta, mãe de Lauro; 2º plao: Dora e Lauro; 3º plano:Fernando, filho mais velho de Dora e Lauro. Foto em Urucânia (MG)






























Lauro Motta e o Colégio São Vicente de Paulo, onde estudou


Nenhum comentário:

Postar um comentário