segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

MEIO AMBIENTE




                                                                      
                                                 - a narrar -                             

  É manhã primaveril!
  Suavemente afasto o velho e rendilhado cortinado.
Fulgurante, o raio solar atravessa o quarto aconchegado, ainda friorento. Bem antes da minha faina, da janela, aprecio o tão belo panorama que desfruto: A colina, a extensa planície plantada, produtiva, e abençoada por Deus, é um céu aberto! Como bailado, a evolução das cândidas aves no espaço sideral, não só a mim, tanto empolga. O vento vagarosamente avança e balanceia o trigal, as papoulas, os girassóis, o alecrim... Vindo das faldas da serra, o rio extenso, curvilíneo, de água límpida, desliza. O caudal não muito sussurrante vai beijar o largo estuário, onde se misturam a água doce e salgada, esta, do fantástico mar imenso, traiçoeiro...
  À distância, se descortina o casario do minúsculo lugarejo, como assim, o fumo negro, ou esbranquiçado, saído das rústicas chaminés.  Bem madrugadores os trabalhadores rurais vão para a labuta, seja ao sol, à chuva intermitente, à ventania, na certeza da vitória. Da enxada, do arado, da moderna maquinaria, o solo é remexido e a semente penetrada.  Não muito tardará do astro-rei, do Todo Poderoso, a colheita será feita, será sustento, e o pão nosso de cada dia, não faltará! A boiada esfomeada trilha o habitual caminho, e à mercê, o verde pasto é devorado. O potro já relincha, sacoleja, e se lança à natureza. Longe, bem longe, a montanha imponente, enigmática! Os cumes, temporariamente cobertos de lençóis gélidos da densa nevasca, e, por encantamento no baixio do grande monte, o borbulhar de água cristalina, e o riacho, - pequeno rio - se forma, e atravessa a terra produtiva.  
  Perto do casarão o pintassilgo alegremente saltita, e logo encanta do soante gorjear. De fronte, o roseiral esplendoroso, é atração!  A varanda feita de rija madeira é adornada por toscos assentos talhados para um repouso confortante. O serpenteio da florida trepadeira atua tal qual terapia, e o suave aroma que inala, é consolador!  No farto quintal, verduras, e no pomar, algumas frutas quase maduras, não tardarão a ser colhidas. Bem recostado no cadeirão, da labuta, do cansaço, minhas mãos calejadas, se bem que, carinhosas, afagam o “lorde”, o vigoroso cão de guarda.  Não só do cenário que desfrutei da janela do quarto, no percurso que fiz em pleno dia, e nesta tarde, quase noitinha, tudo o que vi e vejo extraordinário, extasiante... Meus olhos lacrimejam. Com o lenço, enxugo a minha face.                                       
   Louvado seja: NOSSO CRIADOR!

Agosto/2014                                   
                                          
José Pais de Moura





Nenhum comentário:

Postar um comentário