sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Velho Professor




Ana Maria Silveira



Inesquecível o velho Professor Hasselmann. Franciscano, ministrava aulas de Paleografia em pesquisas históricas, na antiga Universidade do Brasil, Rio de Janeiro. Era também conservador de livros raros na Biblioteca Nacional. Geralmente quando terminavam suas aulas, saía pelo Largo de São Francisco e logo era rodeado pelos mendigos moradores de rua, que habitualmente lhe pediam remédios, comida, um brinquedo para os filhos.

Gordo, barrigudo e com volumoso bigode branco, ninguém se dava conta da grande modéstia daquele ancião, sempre bem vestido com o único terno, sempre limpo e impecavelmente engomado. Indo e vindo do seu pequeníssimo apartamento localizado entre os dois locais de trabalho, só andava a pé. Dormia em um colchonete no chão e seu travesseiro era um enorme livro de gramática grega enrolado num lençol.

  Glutão, seus jovens colegas o percebiam famélico próximo ao final do mês e sempre, disfarçadamente, o convidavam para almoçar. 

   Um dia um deles comentou:

-Professor, o senhor não pode comprometer quase todo seu salário com os necessitados...

-Pode ser, mas não consigo lhes negar nada. Conheço cada um desses seres humanos, bondosos e esquecidos. Quero que se lembrem de que um dia alguém os amparou sem lhes pedir nada em troca...

  Sempre me comove esse amor emblemático, cristão, fraterno, profundo, silencioso.

 Com frequência ainda nos lembramos do Velho Professor do início da década de 70, erudito, que declamava peças de teatro em grego ou em latim, generosamente traduzindo trechos quando percebia confusos seus ouvintes menos iluminados.

Vargem Grande Paulista,07/02/2016


Ana Maria Silveira é filha do ex-governador Badger Silveira







Nenhum comentário:

Postar um comentário