domingo, 29 de maio de 2016

ABERTURA DA 14ª SEMANA DE MUSEUS EM LAJE DO MURIAÉ (RJ)





O Centro Cultural Maria Beatriz em Laje do Muriaé (RJ) está participando da 14ª Semana de Museus, com o tema "Museus e Paisagens Culturais", promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento teve início no dia 16 de maio, em várias cidades brasileiras. É a terceira vez que o CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz) é incluído na Semana de Museus.


A programação no CCMB teve início na terça-feira (24), com a abertura da 3ª Exposição Paisagens Lajense, que conta com fotografias de Adir Herculano, Venina Freitas e Eliane Decottignies. Ocorreu, em seguida, apresentação musical do grupo Cultura Musical composto pelos artistas lajenses Adriano Peixoto, José Henrique e Nícolas. Nessa edição contamos mais uma vez com a participação das obras de artes do artista plástico lajense Gilson Alberoni, que retrata a beleza da paisagem rural da nossa cidade em suas telas.


Na oportunidade, o público presente teve o prazer de observar, conhecer e recordar os antigos casarões das fazendas, percebendo-as com um olhar mais profundo,. A imagem de um município não se traduz apenas por suas vias, prédios e serviços, mas se diferencia por todo o repertório de sua memória. As praças, o rio Muriaé, as cachoeiras, as montanhas, os casarões, os arvoredos, a zona rural, que conta com lugares exuberantes, também fazem parte da nossa história.

O CCMB agradece a preciosa participação de todos. 











2 comentários:

  1. Muito bem! A todos os que tiveram a fabulosa idéia de ressaltar a beleza e importância destas nossas cidades históricas de tão ricas tradições. Imagino as dificuldades para implementarem uma cultura desse teor num meio mais abandonado pelos poderes oficiais, a quem caberia a função.
    Mas Vocês todos que interferiram nestas festividades fizeram algo pela Pátria nossa. Tornaram-na mais conhecida e mostraram suas belezas naturais e o talento de seus artistas. Continuem! Não deixem que o desânimo se instale. Aproveitem a força da juventude e a experiência dos mais idosos.
    Parabéns!
    Sou Professora de Literatura e me ponho à disposição para dar uma palestra, e meu filho, engenheiro-agrônomo ambientalista ama também, colaborar nestes projetos culturais.
    Mais uma vez, Parabéns!
    Professora e Escritora Rejane Machado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos envolvidos no projeto. Sou professora e também posso oferecer a minha pequena contribuição com palestra, oficinas e trabalhos ligados à arte de escrever e de incentivo à leitura. Sempre disposta a implementar a educação dos jovens deixo o meu abraço e a minha admiração, Maria Beatriz e equipe. Amélia Luz - Professora e Escritora.

    ResponderExcluir