sábado, 7 de maio de 2016

Eu vi...

                                    José Pais de Moura Simões





      I                                                                              X
Eu vi... teus olhos chorarem,                                  Eu vi... chorar a criança,          
Choro de pura alegria.                                            O seu choro deu-me pena.
Vi... os fieis a rezarem,                                           Vi... até minha bonança,
Preces à Virgem Maria.                                          Resolvi outro dilema!
     II                                                                             XI               
Eu vi... teu largo sorriso,                                       Eu vi... o tiro certeiro,
Sempre um sorrir de fineza.                                  Logo caiu o ladrão,
Vi... teu lar, teu paraíso.                                         Vi... após o seu coveiro,
“fartura de pão na mesa”                                        Lançar a terra ao caixão.
     III                                                                           XII
Eu vi... crianças, brincarem,                               Eu vi... o verde dos campos,
Brincadeiras tão sadias.                                      E lá, o trigo dourado.
Vi... braços se enlaçarem,                                   Vi... choro de mãe em prantos                                  
“bom seria todos os dias!”                                  Por seu filho já drogado!
     IV                                                                            XIII
Eu vi... flores tão viçosas,                                      Eu vi... teus olhos abertos,
Embelezarem meu lar.                                            Fechados quando no leito.
Vi... gaivotas tão garbosas,                                     Vi... e senti a descoberto,  
Rasantes ao verde mar.                                            A rigidez do teu peito.
    V                                                                              XIV                                         
Eu vi... água borbulhar,                                           Eu vi... eram horas mortas,
Borbulhas, tão cristalinas.                                      O brilho da lua cheia.
Vi... bem pertinho do mar,                                      Vi... após, dentro de portas,
A brancura das salinas.                                           A luz frouxa da candeia.
    VI                                                                            XV          
Eu vi... a chuva regar,                                 Eu vi... nascer os meus filhos,                                            
Um canteiro só de flores.                               A mãe, partos, suas dores.
Vi... a toalha enxugar,                                            Vi... lindos olhos, seus brilhos.
Não só um, mas dois amores!                                 “são eles nossos amores”
   VII                                                                           XVI                                                                     Eu vi... a montanha fria,                                        Eu vi... um pobre chorar,
Estava eu tremelicando.                                       Chorava tanto, e só.
Vi... neve e tanta caía,                                           Vi... o rico barafustar,
Ouvi vento assobiando.                                         Fechou-lhe a porta, sem dó!
    VIII                                                                         XVII
Eu vi... o lindo florir                                             Eu vi... no caramanchão,                                          
De uma flor em botão.                                          O colibri esvoaçar.
Vi... o charme do teu sorrir,                                  Vi... na selva, pelo chão,
Esse sorrir, de paixão.                                            A jiboia rastejar.
    IX                                                                            XVIII
Eu vi... a água correndo,                                         Eu vi... o namoriscar,                                    
Para o mar, água do rio.                                          Julgavam estar a sós.
Vi... os pedintes tremendo,                                     Vi... os dois a copular,                   
Da pouca roupa, do frio.                                         E o filho, meses após!
                                                           
             
                                                     XIX                                                                                                                                                                                                       Eu vi.... muitas andorinhas,                                                                                                                 Na  primavera chegaram.
Vi... ervas secas, daninhas,
 No bico tantas levaram.
  
                                                     XX
                                             Eu vi... um ninho perfeito,
                                             Da quentura, endurecido.
                                             Vi... o casal já no leito,
                                             O grupinho enternecido.

                                                   XXI                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  E                                                   Eu vi... na televisão,
A guerra no Oriente.
Vi... na mesa tanto pão,
Do Nosso Deus, um presente.
                                                   XXII
                                            Eu vi... muitas labaredas,
                                            Lamberem o casarão.                                               
                                            Vi... nas ruas, alamedas,
                                            Pobrezinhos sem colchão.

                                                   XXIII
                                          Eu... queria ver também,
                                          Nosso mundo unificado,
                                          Ver... sorrir aquela mãe,
                                          Por seu filho já curado!
                                                   XIV
                                          Queria viver, quem me dera!                                
                                          Alguns anos, anos mais,                                            
                                          Por saber: estão à espera,    
                                          Mais versos do José Pais!                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                           
                                      
                                        Maio/2014                                

                                                                

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário