segunda-feira, 16 de maio de 2016

UMA MESTRA NOS DEIXA...




E assim faz Deus – nos envia anjos que se tornam mestres, mas, em algum momento, mais precocemente ou a tempo de muito realizar, os chama novamente para junto Dele, para, então, fazerem morada permanente.

D. Nina, apelido de Georgina, uma espécie de diminutivo que a fez grande, um pedaço de menina, jeito que manteve com seu entusiasmo e alegria constantes, com um temperamento meio que eletrizante, um jeito de ser peculiar... E quando necessitava ser austera, sua autoridade era inegável no exercício das funções que exerceu como professora, maestrina, diretora de escola de música, à frente de tantos corais, ou como nobre vereadora que foi. Aí se apresentava a Sra.Georgina Mello Teixeira, a Senhorita, Miss Georgina, vez que não contraiu matrimônio. 

Contemporânea de meu pai, foram amigos próximos, encantou-se com o jovem músico tocando seus instrumentos favoritos, o pistom e o trompete, mas também com seu dom para ensinar e compor, além de grande animador das festas daquela época, que, assim como ela, tornou-se maestro de bandas e orquestras. Mas imagino, apesar de não ter presenciado, que não só suas aptidões musicais os tenha aproximado, mas um espírito capaz de levar alegria ao povo, com a garra e o encantamento que os nutria e unia e a capacidade de se darem em música e poesia àqueles que os assistiam.

Muitos movimentos culturais contaram com seus talentos e, ela, D. Nina, teve a grandeza, o altruísmo de homenageá-lo, vez que ele muito cedo partiu para a eternidade, fundando uma escola de música com seu nome, que manteve, enquanto forças teve, e a muitos deu a oportunidade, o privilégio de se formarem em sua escola.

D. Nina, tenha a certeza de que todos nós da família de Levy Xavier, minha mãe, meus irmãos, muito lhe somos gratos, sabedores de que, se hoje ainda se houve falar do meu pai, seguramente o mérito é exclusivamente da senhora. Contrariamente, na Academia de Letras de Bom Jesus, seu nome se encontra tão sepultado quanto seu corpo.

Além de todos os dons que Deus lhe concedeu, Professora Nina, sua figura simpática, risonha e comunicativa, com uma vida pautada em tantos feitos e méritos, permanecerão para sempre na memória do povo desta terra que tanto amou, assim como nos corações dos que tiveram o prazer de conhecê-la e a honra de gozar de sua convivência.
Agora a senhora parte para junto do Pai e a muitos deixará órfãos, entretanto sua presença tão significativa e tão brilhante jamais serão ofuscadas, porque o que construiu não há como ser descontruído, permanecerá vivo para sempre.

Descanse em paz, Grande Dona Nina, nome tão pequeno para uma enorme presença.

Receba o nosso adeus, já cheio de saudades...

Lenice Xavier – 14/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário