domingo, 12 de junho de 2016

CCMB INCENTIVA A LEITURA EM LAJE DO MURIAÉ (RJ)


 



CCMB - PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO NOSSO DIA A DIA (1ª Etapa)
Projeto: “Fazendo Mais Leitores” 
 TURMA 2º ANO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CIEP 343.
Ocorreu no dia 10 de maio, na Sala de Documentário Carlos Pronzato no CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), mais uma palestra de incentivo à leitura e à escrita, com a turma do 2º Ano de Formação de Professores do CIEP 343, acompanhada da professora Ana Cláudia de Paula Alvim.
A palestra é uma iniciativa do projeto da Biblioteca Comunitária Esperança, “Fazendo Mais Leitores”, promovido pelo CCMB, tendo como objetivo o incentivo à leitura e a escrita. Esse projeto vem somando com o “Programa Superação Jovem na Sala de Leitura”, desenvolvido pelas escolas.
A primeira etapa da palestra foi ministrada pela escritora Maria Beatriz Silva, que abordou os seguintes temas:
 - A Importância do Hábito de Ler
- Compreendendo o Hábito de Ler
 - Três Objetivos Para Compreender a Importância do Hábito de Ler: (ler por prazer, ler para estudar, ler para se informar).
“A leitura só se implanta efetivamente se estiver associada ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor sinta-se sempre envolvido e motivado por ela. Despertar o prazer da leitura e o gosto pelas artes em geral, mostra, de uma maneira lógica, clara, os valores de nossa sociedade ligados pelos textos literários lidos. O desenvolvimento do hábito de ler vem através do despertar do gostar e do prazer de ler,” assinalou Maria Beatriz.
A 2ª etapa ocorrerá no dia 17 de junho e a 3ª etapa no dia 24 de junho,  concluindo com palestra e oficina de Aldravia.
Parabéns alunos, pela bela participação!

Atenciosamente, 

Maria Beatriz
​D​iretora do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz)

 
 
 
 
 

 
 

6 comentários:

  1. Prezada Colega:
    Considero muito positiva sua iniciativa de "abrir os olhos"de pessoas que têm a intenção de influenciar sentimental e intelectualmente aos profissionais do saber. Meus cumprimentos a essas heroínas que são as professoras primárias que escolheram esse
    caminho lindo de mostrar a luz. Despertar o prazer da leitura é uma grande missão, e V. merece todas as bênçãos e estímulos por escolher trilhar este belo e difícil caminho. A leitura é só o início. Prossiga, amiga. Que Deus a abençôe e inspire sempre nessa jornada.
    Rejame Machado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Maria Beatriz e equipe. Certamente essas iniciativas são sementes que frutificarão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Maria Beatriz e equipe. Certamente essas iniciativas são sementes que frutificarão.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Maria Beatriz, por incrível que pareça, estou planejando iniciar um trabalho assim, de incentivo à leitura e desenvolver o gosto pela poesia, incentivando também a prática da escansão dos poemas. Pretendo visitar amanhã o primeiro colégio aqui do meu bairro.Hoje já conversei com a responsável pela Biblioteca da escola e ela adorou a ideia. Amanhã vou conversar com a direção. Estou super motivada e você é minha inspiração. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por mais uma empreitada, grande Maria Beatriz! Vc é de fato uma flor de esperança para a literatura do Rio de Janeiro e do Brasil! Bj do seu colega já de algum tempo Paulo

    ResponderExcluir