domingo, 26 de junho de 2016

LIVRO RARO TRAZ DADOS RELEVANTES SOBRE A NOSSA REGIÃO


LIVRO RARO TRAZ DADOS RELEVANTES SOBRE A NOSSA REGIÃO
Carlos Alberto Ginaid da Silva, o Beto, e sua esposa, Maria José Bertonceli da Silva, possuem o original da obra rara "A HISTÓRIA DO ANTIGO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA"

O casal Carlos Alberto Ginaid da Silva, o Beto, e sua esposa, Maria José Bertonceli da Silva, de São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul, pertence a duas das mais tradicionais famílias do município do sul capixaba.

Beto, que foi vereador por quatro mandatos, e é ativista na luta pelo Sítio Histórico de São Pedro, possui os originais de uma obra rara: "HISTÓRIA DO ANTIGO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA", escrito por Grinalson Francisco Medina, um ilustre escritor e jornalista são pedrense. Graças a Grinalson, pudemos ter acesso a informações relevantes não só para São Pedro, mas para toda a região.


"História do Antigo Município de São Pedro do Itabapoana"




Na página 6 dessa obra, a bonjesuense Claudia Martins Borges Bastos do Carmo localizou ilustração de seu tio-avô, Claudinier Martins, realizada em 1931. Claudinier foi destacado artista plástico em Campos dos Goytacazes (RJ), e é tio de Esio Bastos, fundador de O Norte Fluminense.

Claudinier Matins realizou ilustração para a obra de Grinalson, em 1931

Claudinier Martins sempre teve ligação com Bom Jesus do Itabapoana e realizou caricatura de Olívio Bastos, pai de Esio Bastos.

Claudinier Martins realizou caricatura de Olívio Bastos, pai de Esio Bastos, fundador de O Norte Fluminense, em 1943

Além disso, criou os personagens dona Miquelina e "seu" Pancrácio, que ilustraram, por anos, as edições de O Norte Fluminense, com críticas políticas e sociais.

Claudinier Martins criou os personagens dona Miquelina e "seu"  Pancrácio, que fizeram críticas políticas e sociais, por vários anos, nas páginas de O Norte Fluminense


Busto em homenagem a Grinalson Francisco Medina, em São Pedro do Itabapoana



"São Pedro do Itabapoana / Meu berço querido / E dos meus filhos / Cantá-lo é meu prazer/ Servi-lo é meu dever" Grinalson Francisco Medina (11/9/1883 - 11/9/1983)


O busto de Grinalson Francisco Medina está localizado no jardim em frente à casa onde residiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário