sábado, 25 de junho de 2016

OS 88 ANOS DE MAURINO VASCONCELOS


Maurino Vasconcelos


Maurino Vasconcelos completou 88 anos de idade no dia 10 de junho passado, em São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), com impressionante jovialidade e idealismo. Casado com Wilma Vasconcelos, ele nasceu em Sossego de Imbé, distrito de Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro. Com cerca de 5 anos veio morar com os pais na Fazenda do Recreio, próximo a São Pedro do Itabapoana.


 Com 18 anos de idade, integrou-se ao exército no Rio de Janeiro, na Divisão de Blindados. 
 “De manhã, tomo leite e como banana. No almoço, gosto de comer angu com feijão. A genética é importante. Se os pais têm boa genética, os filhos nascerão mais saudáveis”, diz Maurino, que tem muita história para contar: "meu pai era anti-getulista, na época de Artur Bernardes, que resolveu interiorizar o curso universitário, criando, por exemplo, o que hoje é a Universidade Federral de Viçosa (MG)".

Um dos interesses de Maurino é a cachaça. Segundo ele, hoje a cachaça virou produto de exportação. "A melhor cachaça do Brasil é a 'Anísio Santiago'. Antigamente ela se chamava 'Havana', mas Fidel Castro patenteou a marca, porque não desejava que o nome da capital de Cuba ficasse ligado a marca fora do país. A cachaça passou a se chamar, então, Anísio Santiago", explica.

Maurino busca, então, documentos e informa que "João Coelho dos Santos, nascido em São Pedro do Itabapoana, foi filho de ex-escravos e se tornou o primeiro médico da região. Seu seu nome foi dado ao Posto de Saúde da comunidade". Lembra ainda, de Leandro Marielli de Souza, que "é outro dos filhos ilustres de São Pedro do Itabapoana. Sobrinho de Balbino Miguel, o proprietário do Antiquário São Miguel, ele possui pós-doutorado pela USP, e é requisitado no mundo, por sua qualificação profissional".

Maurino, aos 18 anos, na Divisão de Blindados do Exércio, no Rio de Janeiro


O casarão onde Maurino reside foi construído pelo  Comendador Leopoldino Gonçalves Castanheira. Posteriormente, o mesmo  passou à propriedade do Coronel Clarindo Lino da Silva. “Eu adquiri este prédio, que é tombado, do neto de Clarindo, Marcos Rogério”.

Casarão onde reside Maurino foi construído pelo Comendador Leopoldino Gonçalves Castanheira, na época imperial


Continua Maurino: "Antigamente, para cursar o primário, eu andava cerca de 6 quilômetros, a pé e descalço, fizesse sol ou chuva.  Na escola não havia merenda nem banheiro, mas nós estudávamos, porque tínhamos amor  aos estudos e à vida.  Hoje, contudo, a gente não vê mais isso”, lamenta, para completar: "Não me meto em política, o meu objetivo de vida é continuar comendo angu e feijão, mas infelizmente tenho de reconhecer que  São Pedro está largada".


Maurino entende ser perfeitamente possível São Pedro do Itabapoana recuperar sua segunda emancipação: “ os distritos de Ponte de Itabapoana e de Dona América poderiam  integrar o município de São Pedro do Itabapoana”, sonha, enquanto comemora mais um aniversário, junto de sua querida esposa, de parentes e amigos.


Parentes e amigos cantaram parabéns para Maurino no espaço da "Leila Doces"

O Norte Fluminense deseja a Maurino Vasconcelos muitos anos de vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário