segunda-feira, 11 de julho de 2016

7º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS HOMENAGEARÁ MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA PINTO



Maria da Conceição Pereira Pinto
(Acervo pessoal de Maria Lúcia Pereira Pinto)



No dia 30 de julho, às 9h30min, dentro da programação do 7º Circuito Cultural Arte Entre Povos, será inaugurado na Escola Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto, na Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), o retrato da matriarca da família Pereira Pinto. Ao após, ocorrerá Exposição de Fotografias Antigas da Usina Santa Maria e de peças de madeira produzidas pela antiga marcenaria da Usina, organizada pela profª Eliette Duarte. 

Quem foi Maria da Conceição Pereira Pinto

Maria da Conceição Soutto Mayor Pereira Pinto nasceu entre 1865, em Campos dos Goytacazes (RJ). Era irmã dos doutores José e Vicente Souto, este último médico de renome em seu tempo.

Esposa do dr. José Pereira Pinto, e conhecida como Vovó Sinhá, enviuvou em 1901, com seis filhos: José Carlos (com 21 anos de idade) e em sequência: Mercedes, Francisco, Rita de Cássia (casada com Waldir Pinto da Cunha, e morreu já casada e com 4 filhos, ainda jovem, de tuberculose adquirida do seu cunhado possuidor da mesma doença de quem cuidava), Laura e Jorge, então, com cerca de seis meses de idade. Por esse motivo, José escreveu carta para José Carlos, que trabalhava como vendedor de carne seca, para ser padrinho de Jorge.

Em 1902, Maria da Conceição fundou e presidiu a Loja Maçônica Anita Bocaiúva com mais de trinta mulheres, e que durou até 1906, quando foi extinta por ação dos homens maçons da época.

Seu filho José Carlos Pereira Pinto tornou-se usineiro com mais de 50 sócios da Cia. Agrícola Santa Maria e, mais tarde, dono da Usina sozinho. Foi político e senador.

Jorge Pereira Pinto, por sua vez, começou como bancário do Banco do Brasil e, depois, gerenciou a Usina de José Carlos até que, em 1932, tornou-se fazendeiro, vereador, usineiro e político (candidato a prefeito em 1950).

Laura, já aposentada, foi morar na Usina com seu marido Nelson Chaves, que era diretor comercial.

Francisco ficou viúvo, enquanto Mercedes faleceu em 1948, deixando filhas e filhos. 

Maria da Conceição Pereira Pinto foi uma mulher guerreira, pois, mesmo viúva, era forte e enérgica disciplinadora, dando a todos os filhos esmerada educação. Faleceu em 1931.

Foi por suas qualidades de educadora, farol para as novas gerações, que seu nome foi eternizado na Escola Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto, na Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário