terça-feira, 26 de julho de 2016




Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense

CARLOS BORGES GARCIA: O MITO (II)


Carlos Borges Garcia, em 1970


Em 1951, Carlos Garcia fundou a OACIL, tendo como sócios Luis Ferreira Borges, Alípio Garcia e Carvalho. Em 1960, fundou a Indústria Reunida Bom Jesus Ltda, tendo como sócios seu pai Josino e a irmã Leda. Esta empresa, hoje, tem sede na Região dos Lagos, e é administrada pelo filho Luís Fernando, que é engenheiro civil. Em 1979, foi um dos dez sócio-fundadores da Dunorte Veículos.





 

Carlos Borges Garcia foi o 1o. presidente da Associação Comercial de Bom Jesus do Itabapoana. Exerceu a presidência da CAVIL, do Rotary, do Hospital e do Centro Popular Pró-Melhoramentos.


Sua esposa, Maria José Boechat Garcia, sempre apoiou o marido em suas atividades. Na Igreja, atuou em Grupos de Oração e Cursos de Bíblia, participando com Carlos Garcia em Encontros de Casal. 




Carlos Garcia no Cursilho da Cristandade, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 1977




Maria José Boechat Garcia no Cursilho de Cristandade, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 1977



Na edição de 22 de junho de 1986, o jornal O NORTE FLUMINENSE publicou notícia sobre o passamento do genitor de Carlos Garcia, que republicamos a seguir.






Josino Garcia de Figueiredo

Faleceu no passado dia 11, nesta cidade onde residia e prestou relevantes serviços à comunidade o Sr. Josino Garcia de Figueiredo.


Filho de Teófilo Garcia Bastos e Olímpia Garcia de Figueiredo, nasceu a 18 de setembro de 1897, tendo falecido portanto aos 88 anos de idade.



Madrugando na luta pela vida Josino iria acostumar-se ao trabalho diurno que o levaria anos mais tarde à justa posição de destaque que alcançou na sociedade. Fez seus estudos de primeiras letras com a Professora Maria Gonçalves da Silva (filha do Cel. Pedroca), sendo descendente do Alteres Silva Pinto e do Visconde de Ouro Preto Afonso Celso de Assis Figueiredo (chefe do ultimo gabinete do Império).



Na região do Barro Branco onde exerceu atividades comerciais, por cerca de 30 anos, Josino foi o verdadeiro patriarca da região lutando pelo seu desenvolvimento, sendo sua casa comercial verdadeiro ponto de encontro dos amigos que habitavam naquelas paragens.



Transferindo-se posteriormente para a residência onde iria viver os anos derradeiros de sua vida, à rua Tenente José Teixeira, 47,  Josino fundou juntamente com o seu filho e outros o embrião do que viria ser hoje a OACIL e outras firmas a ela ligadas que operam no ramo da construção em nossa cidade.


Homem público, Josino foi um dos sustentáculos do extinto PSD, da extinta ARENA, e ultimamente do PSD.



Foi um dos fundadores do Olympico F.C., do Centro Popular, e demais organizações  beneficentes de Bom Jesus.


Tendo contraído núpcias com Dª Ana Elzira Borges de Figueiredo (Elzirinha), iria passar no ano de 1984 pelo rude golpe de perdê-la, após quase 60 anos de união conjugal, o que na sua idade, e já enfermo, repercutiu profundamente em sua vida, apesar do desvelo de seus filhos e da assistência médica que lhe prestava seu sobrinho, Dr. Afonso Celso de Campos Soares.

Deixa Josino ao desaparecer além de uma enorme legião de amigos que admiravam a sua reta maneira de viver os seguintes filhos: Carlos Borges Garcia, empresário, agropecuarista e ex-prefeito do município; Umberto, sócio das organizações OACIL; Walter, médico em Duque de Caxias; Leda; Viúva do Sr. Sebastião Pimentel Marques e Marilda, esposa do Sr. Altair Bastos Cavichini, pecuarista na região de Quebrados e funcionário aposentado do Banestes, além de inúmeros netos e bisnetos.



Seu sepultamento verificado na mesma data com enorme acompanhamento foi o testemunho eloquente de quanto Josino era querido pelo nosso povo e “O Norte Fluminense” apresenta à família enlutada os seus mais sentidos votos de pesar pelo passamento deste seu grande incentivador.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário