terça-feira, 26 de julho de 2016




Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense


CARLOS BORGES GARCIA: O MITO  (FINAL)



Carlos Garcia  e a comemoração da vitória na eleição em 1970, na Praça Governador Portela


Carlos Borges Garcia, segundo relata seu filho José Antônio Boechat Garcia,  iniciou sua vida política na Secretaria de Obras, quando o prefeito era Oliveiro Teixeira, entre 1962 a 1965.

Posteriormente, foi eleito vice-prefeito juntamente com Jorge Assis, no período entre 1966 e1970.


Em 1970, foi eleito prefeito por dois anos, em uma eleição especial. Este momento foi marcante, segundo informa sua esposa
Maria José Boechat Garcia.


Missa, no dia da posse, em 1971, foi realizada na capela do Abrigo dos Velhos



Jorge Assis passou o cargo a Carlos Garcia


Inauguração do Centro de Cultura em 1971

 
Em 1981, Carlos Garcia exerceu o cargo de Secretário de Obras, na gestão de Adílio Pimentel. Este assumira o cargo por ocasião do falecimento de Jorge Assis.

Em 1982, foi candidato a prefeito, perdendo a eleição.


De 1988 a 1992, contudo, foi eleito alcaide pela 2a. vez.


Em 1993, exerceu o cargo de Secretário de Obras na administração de Álvaro Moreira.


Foi eleito prefeito pela 3a vez em 1997, e eleito prefeito pela 4a vez em 2004. Segundo José Antonio, "
por problemas de saúde, meu pai deixou o cargo em 2006".






Carlos Garcia e seu filho José Antônio Boechat Garcia (foto de André Luiz de Oliveira)

 




OBRAS
José Antonio destaca algumas obras realizadas por seu pai:

"
Cais da Beira-Rio, obra sobre o Valão da Soledade, melhoria no Bairro Pimentel Marques com a instalação do Destacamento da Polícia Militar, da Secretaria de Obras, além de calçamento de ruas. Em Pirapetinga de Bom Jesus: construção do colégio Iracema Boechat, Posto de Saúde, Quadra, 26 casas populares, viveiro de mudas, horta para colégio, 7 pontes de cimento, usina de tratamento de água, ampliação do antigo colégio, trator, calçamento das ruas. 


Praça sobre o Valão da Soledade


Meu pai construiu mais de 50 pontes de cimento no município e instalou o SAAE, levando água para todo o município, além de Postos de Saúde em todos os distritos.



Cais da Beira-Rio inaugurado em 13/08/1972

Comprou 24 alqueires na região da Usina Santa Isabel, para a instalação do Parque Industrial, criou a usina de tratamento de lixo e adquiriu o terreno onde foi instalado o Brizolinha.

Na época em que meu pai era prefeito, havia cerca de 10 tratores para ajudar o homem na zona rural. Recordo-me que meu pai instituiu a patrulha mecanizada, consistente de 5 caminhões, 5 máquinas patrol e uma enchedeira para atender as estradas. 


Além disso, nenhum parente participou da administração, enquanto ele foi prefeito e nenhum material foi comprado, neste período, da OACIL".
 

Segundo Maria José, "A alegria que vejo na política é o reconhecimento da população. O povo é sempre cordial. Toda hora aparece alguém perguntado pela saúde do Carlos. Observamos que Carlos se tornou um ídolo.  Mas, na política, há decepções, porque há muita traição. Às vezes, a gente pensa que a pessoa é uma coisa, mas, depois, vai ver que não era nada daquilo", lamenta.



Maria José Boechat Garcia e Carlos Borges Garcia: amor por toda a vida (foto de André Luiz de Oliveira)



Ela complementa: "Sinto-me realizada na vida. Uma mensagem que eu deixaria para as novas gerações é que os jovens não se envolvam com drogas. Procurem ser honestos. Que estudem para serem grandes pessoas amanhã".


Francisco de Assis Borges: "As melhores obras em nosso município foram feitas por Carlos Garcia"


Francisco de Assis Borges, conhecido como Chico,  diz que "Carlos Garcia foi o melhor prefeito de Bom Jesus do Itabapoana. As melhores obras em nosso município foram feitas por ele. As estradas eram sempre bem cuidadas. Além disso, ele era um político de palavra e se dizia 'não' era 'não' ".




Ozéas Godoy: "Carlos Garcia era um exemplo de transparência e zelo pela coisa pública"


  Ozéas Godoy, vereador por três mandatos, considera que  "uma das qualidades que mais marcaram Carlos Garcia foi sua transparência e o zelo pela coisa pública".




Dr. José Antônio Rangel: "Carlos Borges Garcia é uma reserva moral de Bom Jesus do Itabapoana"



Para o dr. José Antônio Rangel, vereador por 4 vezes, por sua vez,  "Carlos Garcia foi vice-prefeito durante a gestão de Jorge Assis, chegando a ocupar o cargo de Secretário de Obras. Depois, foi eleito prefeito em quatro oportunidades. Carlos Borges Garcia é uma reserva moral de Bom Jesus do Itabapoana", destaca.



Carlos Borges Garcia

Um comentário:

  1. Bom Jesus jamais terá outro prefeito igual a Carlos Garcia. O mais importante, genuinamente bonjesuense, pois não morava na capital quando se lançou candidato.

    ResponderExcluir