sábado, 6 de agosto de 2016

40 ANOS DE FUNDAÇÃO DO INSTITUTO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA E SÃO MIGUEL ARCANJO






2016-ANO DA MISERICÓRDIA

Glorificamos ao nosso Bom Deus por tantas maravilhas, pelos inefáveis dons recebidos, pelo amor divino derramado em nós e, através do nosso Instituto, em tantos corações, em tantas famílias, em tantos pobres, idosos, em tantas crianças e jovens!
            Celebrar 40 anos de consagração ao Senhor, cantar as suas misericórdias e contemplar os abundantes frutos recebidos, são as consequências de termos dito SIM ao chamado divino. Cumprimos a vontade de Deus, abandonamo-nos a ele, deixamo-nos conduzir e surpreender a cada dia por seu amor misericordioso. Consideremos a realização do sonho divino que encerra e abrange inteiramente o objeto de sua santa misericórdia e bondade infinitas, sobretudo neste ano jubilar de 2016, estabelecido pelo Papa Francisco como o Ano da Misericórdia.
            O Instituto Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo, Instituto de Vida Consagrada de Direito Diocesano, foi fundado aos 22 de agosto de 1976 pelo saudoso Mons. Francisco Apoliano e a Revda. Madre Virginia Alves de Lima.
            Aprovado pela Santa Sé, foi erigido canonicamente por Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica, aos 22 de agosto de 2008. Seu Carisma específico é viver e propagar uma profunda devoção ao Imaculado Coração de Maria à luz da mensagem de Fátima.
Nascido no mesmo berço da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, debaixo de cuja proteção também vive, faz parte também de seu Carisma colaborar no apostolado dos seus Sacerdotes, conservando a disciplina e a Liturgia Romana Clássica, na forma extraordinária do Rito Romano.
Tudo começou assim: no início eram 5 jovens que cuidavam dos internos do Abrigo dos Idosos José Lima, servindo a Deus na pessoa dos pobres. Em 1976 o grupo aumentou para 14, com um objetivo comum de se consagrar a Deus nesse mesmo afã. Foi então, aos 22 de agosto do mesmo ano, festa do Imaculado Coração de Maria que, com a orientação e as bênçãos de Dom Antônio de Castro Mayer, saudoso Bispo diocesano de Campos, fundou-se a Associação Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo.
Alcançando aos poucos maior organização, em 1979 o primeiro grupo das fundadoras emitiu seus votos anuais como Professas temporárias. Em 1982 foi substituído o uniforme por um simples hábito bege com véu branco de lapela bege e a medalha própria com as imagens do Imaculado Coração de Maria e de S. Miguel. Na mesma data foram aprovadas as suas primeiras Constituições.
Enfim, a alegria invadiu o coração de todas as Irmãs, quando, aos 30 de abril de 2008, veio de Roma para Dom Fernando, o Nihil Obstat, através do Cardeal Franc Rodé, DD. Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. E para completar a felicidade de todas, em cerimônia solene, aos 22 de agosto de 2008, Dom Fernando Arêas Rifan faz ler na Igreja do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, na Santa Missa o seu Decreto Oficial para a ereção canônica do Instituto. Estava assim consumada a obra de Deus!
Hoje, graças a Deus o Instituto conta com 44 Irmãs e 08 membros da Classe São José. Seu trabalho apostólico atualmente se desenvolve nos Colégios, Creche, Abrigo dos Idosos, Pastorais, Catequese na Paróquia, nos Centros Catequéticos e nas Capelas. O Instituto estende seu trabalho também fora de sua sede em Porciúncula e em Campos dos Goytacazes.
BENDITO SEJA O SENHOR, NOSSO DEUS, por todos esses dons a nós concedidos.
Num gesto de eterna gratidão, as Irmãs agradecem a todos os que colaboraram na conquista de seu ideal: seus queridos pais e familiares, Dom Antônio de Castro Mayer, Mons. Francisco Apoliano, Dom Licinio Rangel, Dom Fernando Arêas Rifan, Mons. Emanuel José Possidente, Pe. José Paulo Vieira, Mons. José de Matos Barbosa, Mons. José Moacir Pessanha, Pe. Marco Antônio Pinheiro Arêas, Pe. Ivoli Fernando Latrônico. Agradecemos também especialmente a todos os Sacerdotes da Administração Apostólica, sobretudo os que pregaram retiros para o Instituto, aos nossos queridos fiéis e benfeitores.


“LOUVAI O SENHOR, PORQUE ELE É BOM. PORQUE ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!” (Salmo 106)

Nenhum comentário:

Postar um comentário