quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CURIOSIDADES SOBRE BOM JESUS DO ITABAPOANA



                                                                        Celso Loureiro Pereira



        A cidade de Bom Jesus do Itabapoana está situada na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, à margem direita do Rio Itabapoana, confrontando com a cidade de Bom Jesus do Norte, à margem esquerda.
        Segundo Padre Mello, então pároco de Bom Jesus do Itabapoana, havia uma grande dúvida no tocante às duas cidades, não sabia se o Rio Itabapoana separava ou unia as cidades, já que seus habitantes constituíam uma grande família.
        O Rio Itabapoana tinha uma "Bahia" na sua margem direita, mas era a esposa de um comerciante. Na cidade existe um pequeno edifício com dois andares construído por um advogado, denominado Edifício Salário Mínimo.
        Na cidade existe um clube social denominado Aeroclube que nunca teve um campo de pouso e nem avião.


        Existe na cidade um grande e glorioso clube esportivo, o Olímpico Futebol Clube, fundado em 1913 pelo então Tenente Fernando Lopes da Costa, e seu Estádio foi denominado Estádio Tenente Fernando Lopes da Costa.
        Toda vez que o tenente era promovido, também o era este campo de futebol. Hoje é denominado Estádio General Fernando Lopes da Costa.
        A região foi grande produtora de café e cana de açúcar, com armazéns capazes de armazenar até 100 mil sacas de café, em Bom Jesus do Norte. Bom Jesus do Itabapoana tinha duas usinas primas de açúcar e álcool: Santa Isabel e Santa Maria.

        Hoje, a pecuária substituiu a produção do café e as usinas foram desativadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário