terça-feira, 23 de agosto de 2016

OS 82 ANOS DE DEJAIR ZANON





Completará 82 anos de idade no dia 31 de agosto, nosso conterrâneo Dejair Zanon, radicado em Sapucaia (RJ). Filho de José Zanon e Maria Moreira Zanon, possui seis irmãos: Dalgiza (falecida), Dejalma, Dgmar, Deusdeth, Delza e Maria José (também falecida).



Dejair Zanon
.


Acervo Dejair Zanon


Após ter vivido na zona rural como pequeno sitiante, seu pai pai resolveu  mudar-se para Bom Jesus do Norte (ES), onde foi trabalhar no armazém de nosso saudoso tio-avô Eurico Moreira de Faria, pessoa dedicada e de grande visão empresarial.
Foi um dos fundadores da Cooperativa Agropecuária do Vale do Itabapoana Ltda (CAVIL), inclusive cedendo uma casa de sua propriedade, na qual foi instalada a aludida empresa, tendo sido eleito o seu primeiro presidente. 

Cursou o antigo primário no Grupo Escolar Horácio Plínio em Bom Jesus do Norte (ES), fazendo, a seguir, o admissão e o ginasial no Colégio Rio Branco. Na época, o educandário era dirigido pela professora Dona Carmita e tinha como competentes professores o dr. Francisco Baptista de Oliveira, de Português e Matemática, dr. Hélio Bastos Borges, de Latim, dr. Waldir Nunes da Silva, de Ciências, Pastor Cordeiro, de Inglês, Dona Yolanda, de Desenho, e vários outros , que faziam do Rio Branco um colégio respeitado e admirado na região.

José Zanon estudou no Colégio Rio Branco
Concluído o Ginasial, inicoui, em 1955, o Curso Técnico em Contabilidade. Porém, tendo feito concurso para o IBGE, no Liceu das Humanidades, em Campos dos Goytacazes (RJ), onde foi aprovado. Após as exigências legais, escolheu, entre 3 vagas, a chefia da agência do IBGE de Sapucaia. Concluiu o Curso de Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Sapucaiense em 14/01/1959.


Dejair Zanon recebendo o diploma de Professor de Matemática da Secretária Estadual de Educação,  Professora. Mirtes Wentzel,  em 1975

Tendo concluído o 2o. grau e não havendo professores habilitados para lecionar, foi convidado, em 1962, para dar aulas de Matemática nas 1a. e 2a. Séries do Ginasial, no Colégio Sapucaiense. No ano seguinte, passou a lecionar para as quatro séries do antigo Ginasial, Curso Técnico em Contabilidade e Curso Normal na Escola Normal dr. Silveira Filho.

Em 9 de junho de 1963, convidado pelo  prefeito José Wantuil de Freitas, ajudou a fundar o Ginásio Governador Roberto Silveira, tendo como entidade mantenedora a CNEG, Companhia Nacional de Educandários Gratuitos, do qual foi o 1o. tesoureiro, cargo que ocupa até a presente data.


1. PADRE MELLO



Segundo Dejair, "existem algumas coincidências entre a nossa querida Bom Jesus do Itabapoana e Sapucaia. O saudoso Pe. Mello, que foi pároco em Bom Jesus durante quase 50 anos, quando chegou de Portugal, sua pátria, veio para Sapucaia em companhia de sua mãe, também portuguesa. Após algum tempo nesta cidade, a sua digníssima mãe faleceu. Filho único, solicitou ao bispo de Valença (RJ) a sua transferência para outra diocese. Foi transferido para Campos dos Goytacazes (RJ), de onde foi designado para Bom Jesus, onde permaneceu até sua morte".




Jazigo perpétuo da família Ramos. Restos mortais de Roza Maria de Pimentel, mãe de Padre Mello, foram sepultados no antigo cemitério de Sapucaia





2. ROBERTO SILVEIRA 

Roberto Silveira em Sapucaia. Ao seu lado, Sábado Bronzo, que conheceu Padre Mello


"Outra coincidência: o nosso saudoso e grande governador Roberto Silveira estudou advocacia no Plínio Leite em Niterói com o jovem de Sapucaia Álvaro Fernandes. Trabalhavam na cantina, porque não tinham condições de pagar as mensalidades. Se tornaram grandes amigos e resolveram se tornar políticos. O Roberto Silveira ficava na saída das barcas Rio-Niterói e o seu palanque era um caixote no qual subia e, como grande orador que era, pedia votos para deputado estadual. Foi eleito e na eleição seguinte, foi candidato a vice-governador de Miguel Couto. Como, pela lei eleitoral da época, se poderia votar num candidato a governador e num vice que não fazia parte da mesma chapa, conclusão é que obteve mais votos para vice do que o governador..

Na eleição seguinte, saiu para governador e foi eleito. O dr. Álvaro Fernandes se candidatou a deputado estadual e também se elegeu, devido à amizade com o Roberto. Foi eleito presidente da Assembleia. Devido à morte do governador Roberto Silveira, não voltou a ser candidato. Eu sempre afirmo que se o Roberto Silveira não tivesse morrido naquele desastre trágico, para dar assistência pessoal ao povo de Santo Antônio de Pádua, vítima de fortes chuvas, ele teria sido  Presidente do Brasil"




G


Em 25 de novembro de 1961,  casou-se com Maria Luiza Bárcia Zanon (nome de casada), com quem vive há 55 anos, com dois filhos: Anderson e Marluce.


Dejair Zanon e a esposa Maria Luiza Bárcia Zanon

Estudou na Universidade Severino Sombra, de Vassouras, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, licenciado em Matemática, primeira turma. Lecionou Matemática e Estatística nos Colégios Sapucaiense, Estadual de Sapucaia e Cenecista Roberto Silveira, trabalhando neste último até a presente data. 





Foi chefe de Gabinete durante 10 anos consecutivos, nos governos dos ex-prefeitos Moysés Coutinho, de 1963 a 1989 e Osmar Vieira de 1990 a 1993.















Acervo Dejair Zanon e Maria Luiza Bárcia Zanon



































Nenhum comentário:

Postar um comentário