quarta-feira, 31 de agosto de 2016

LAJE DO MURIAÉ (RJ) FINALIZA COM GRANDE ÊXITO O 7º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS




Laje do Muriaé (RJ), pela quinta vez, consegue unir crianças, jovens e adultos e mesclar diferentes ritmos e tendências da América Latina. O 7º Circuito Cultural Arte Entre Povos ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de agosto.

O Centro Cultural Maria Beatriz e o CIEP 343 Emília Diniz Ligiéro estiveram à frente da organização nacional e da realização do evento em Laje do Muriaé, este ano. O CCMB Foi escolhido para administrar a organização nacional do Circuito a partir do ano de 2015. Esta escolha revela o grau de confiança no trabalho que temos desenvolvido ao longo dos anos em nosso municípios, sempre procurando a construção de um mundo humanizado, em que a cultura seja um dos instrumentos para alcançar este objetivo.

Evidentemente, ninguém faz nada sozinho, e sempre temos tido colaboradores importantes para a realização de nossas atividades. O CCMB tem tido, desde sua criação, o apoio de um contingente relevante de pessoas e entidades. As oficinas que trazemos, a pequeno custo, têm revelado ser de suma importância para o desenvolvimento cultural de nossa gente, ampliando importantes atividades que ocorrem em Laje e colaborando para formação de nova geração dentro das melhores tradições lajenses.

Senti-me honrada em ser escolhida como organizadora nacional do Circuito Cultural, e sinto-me honrada em poder estar prestando serviços voluntários na área da cultura de Laje, há dezenas de anos, procurando elevar o nome do nosso município, contribuindo para o resgate da nossa história e também em poder colaborar com cultura de outros municípios. O fato do CCMB capitanear o Circuito Cultural Arte Entre Povos oferece grande oportunidade a outros municípios do país para levar o desenvolvimento cultural que desejamos para Laje do Muriaé.  O meu sincero agradecimento a nossa equipe de trabalho, a todos os nossos parceiros e colaboradores, o meu agradecimento especial ao idealizador do Circuito Cultural Arte Entre Povos, Dr. Gino Bastos, por nos confiar essa tarefa. Obrigada!

No dia 23 de agosto, ocorreu a abertura do 7º Circuito Cultural Arte Entre Povos brilhantismo e emoção na recepção dos oficineiros no CCMB com apresentação da Orquestra de Violões dos alunos da EMAP, dirigida pelo maestro Valmir Fernandes. À noite, no CIPE 343 o evento dirigido pela professora Liana Coelho Netto (vice-diretora do CCMB) e equipe do CIEP 343, contamos com a apresentação do grupo de Flautas Gota da Esperança e membros do grupo de Câmara da Sociedade Musical Lira da Esperança. Ocorreu também a abertura da 4ª Exposição Paisagem Lajense Rural com obras de artes de Gilson Alberoni, Exposições "Portinari e Meio Ambiente", trabalhos dos alunos sobre o Meio Ambiente e artesanatos da "Arte da Laje", abertura da 10ª Feira de Livros da Biblioteca Comunitária Esperança de Laje do Muriaé (Editora parceira: "Confraria do Vento" do Rio de Janeiro), com a participação de Neusa Jordem de Vila Velha (ES), com livros de vários autores.


Prosseguindo nos dias 24 e 25 de agosto, durante o dia, no CIEP 343 Professora Emília Diniz Ligiéro e na Escola Municipal Ary Parreiras, com as seguintes oficinas: reciclagem com a artista plástica Eunice Caldas de Santo Antonio de Pádua, artes plásticas com o artista plástico cubano Francisco Rivero, documentário com os profissionais do Rio de Janeiro Phillip Johnston e Rocío Salazar, Cerâmica com Edilene Peres da Usina Santa Maria, de Bom Jesus do Itabapoana, literatura e contação de história com Neusa Jordem de Vila Velha, dança com as bailarinas da Região dos Lagos, Dilma Yára e Amlid Amar.
Durante a noite, do dia 24 no CIEP 343 magníficas apresentações com o Coral Vozes e Cordas, dirigido pelo regente Valmir Fernandes, Cinema Mudo organizado pelos cineastas Rocío Salazar e Phillip Johnston, com acompanhamento musical do Maestro Valmir, Dança Cigana e Dança do Ventre com as bailarinas Dilma Yára, Amlid Amar, Kattarine Lima, Michele Parvaneh e o Grupo Andarilhas.

Finalizando a sétima edição nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos, na noite do dia 25 de agosto, com a Dramatização do Poema José de Carlos Drummond de Andrade com o Grupo de Tteatro La Gente (elenco: Adriano Peixoto, Eliane Decottignies, Juliana Goulart, Kassiane Oliveira, Nícolas Oliveira, Pedro Lucas Mattos.), apresentação de dança cigana com as bailarinas da Região dos Lagos e Grupo Andarilhas, e com belíssimas apresentações dos seguintes grupos folclóricos de Laje do Muriaé: Capoeira, Folia de Reis Estrela do norte Mirim, Bumba Meu Boi e a tradicional Escola de Samba Unidos do Rosário fundada em 1950.

O público presente surpreendeu e se emocionou com cada apresentação. A integração entre artistas e a população permitiu um ambiente saudável, de empolgação, trazendo a convicção de que este enriquecimento humano é necessário, para melhor valorizar a nossa terra e a nossa gente, contribuindo para o resgate de Laje do Muriaé como o berço da cultura, que assim se consagrou no século XIX, onde foi fundado o primeiro jornal da região noroeste fluminense, O Lajense.

O Centro Cultural Maria Beatriz agradece ainda a Academia Madalena, a Clínica Odontológica Doutor Sorriso, aos sócios do CCMB e a todos que colaboraram para que mais essa edição do Circuito Cultural Arte Ente Povos acontecesse em Laje do Muriaé.

O compromisso do CCMB é preparar crianças e jovens, devolvendo valores para a sociedade, tão carente deles.


Organização nacional: Centro Cultural Maria Beatriz
Centroculturalmariabeatriz@gmail.com

Dança
























Orquestra de violões




Orquestra de flautas




Boi Pintadinho e Bumba meu Boi




Capoeira




Coral


Artesanato






Feira de Livros




Exposição de Obras de Arte



Teatro





Oficinas









































3 comentários:

  1. Muito lindo esta interação.Linda festa e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O nosso agradecimento amigos!

    Amigo Augusto Cabral, minha página pessoal do Facebook desativei por um curto período, voltarei em breve e com muitas novidades. Adicionei você na página da nossa Associação, procura em pesquisa do Facebook por Acefe Flor de Esperança, te adicionei lá.continuamos juntos. Obrigada pelo carinho de sempre!Maria Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Beatriz!
      Tudo muito lindo! Parabéns pelos projetos, especialmente pela seu ideal!
      Beijos
      Rita

      Excluir