quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O centenário de nascimento do Monsenhor Francisco Apoliano

Edino Apolinário




No dia 20 de setembro passado, aconteceu na Igreja Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria a Santa Missa em homenagem ao centenário do saudoso Mons. Francisco Apoliano, falecido no dia 08 de abril de 2005. A Santa Missa foi celebrada por Sua Exª. Revma. Dom Fernando Arêas Rifan. Durante a homilia Dom Fernando salientou as obras executadas em Bom Jesus por Mons. Francisco. Destacou a reforma da Igreja Matriz e a construção do Abrigo dos Idosos José Lima. Na parte espiritual salientou o grande zelo do Mons Francisco pela salvação das almas, que sempre ao encontrar alguém lhe perguntava se já havia rezado o terço ou ao menos as 3 Ave Marias. Também disse que Mons. Francisco até sua morte, propagou a devoção das nove primeiras sextas feiras e dos cinco primeiros sábados. Na Missa em homenagem ao Mons. Francisco compareceram vários sacerdotes, as Irmãs do Instituto Religioso Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo, fundado por ele em 22 de agosto de 1976 e grande quantidade de povo.

                                 Pequeno histórico

Nascido em Sobral(CE), em 20/09/16, onde foi ordenado sacerdote em 20/11/1939.




Antes de vir para Bom Jesus, trabalhou nas cidades de São Manuel do Marco (CE), São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena (RJ).

 Foi nomeado por D. Antonio de Castro Mayer em 1956, vigário da Paróquia de Bom Jesus, mas pediu a ele para postergar sua posse, o que se deu em 31/01/1957. Trabalhou incansavelmente para a reconstrução da Igreja Matriz (conservando apenas a fachada e as torres, sendo que a torre maior foi reestruturada, pois, corria o risco de cair). Construiu o “Abrigo dos Velhos José Lima”, inaugurado em 22 de agosto de 1970.
Em 1981, foi agraciado por Sua Santidade o Papa João Paulo II com o título de Monsenhor.
Adormeceu no Senhor em 08 de abril de 2005, dia em que o Beato João Paulo II foi sepultado.
O corpo do Mons. Francisco foi sepultado na capela de S. José no interior do “Abrigo José Lima”.

                                                     Fotos da Missa: Cosme Lopes









Nenhum comentário:

Postar um comentário