terça-feira, 8 de novembro de 2016

MATE BURILADO


Maria Beatriz apresentando o mate burilado a alunos lajenses

 
O mate burilado foi doado pela peruana​  Rocío Salazar, quando esteve em Laje do Muriaé (RJ) realizando oficinas de documentário, por ocasião do 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos em Setembro de 2015. O mate burilado, peça delicada e ricamente trabalhada, tem despertado curiosidade dos visitantes.



OS MATES BURILADOS são frutos de mate ou cabaça ornamentados de forma artesanal com uma técnica chamada burilado (com um instrumento chamado buril), e é encontrado no Peru, especialmente no centro do país (Vale do Mantaro), no norte (Lambayeque) e em Ayacucho (na Província de Huanta). No mate se desenham representações de cenas da vida quotidiana de uma comunidade, como festas, lavoura, comemorações, etc.

O buril é uma ferramenta manual de corte ou marcação formada por uma barra de aço terminada numa ponta com um cabo em forma de pomo que serve fundamentalmente para cortar, marcar ou desgastar material mediante golpes com um martelo adequado, ou pressão com a palma da mão.

ROCÍO SALAZAR, Peruana, Bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Teoria Teatral pela UNI-RIO. Pós-Graduada em Gestão da Cultura com ênfase em Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá. Fundadora de Encontros Latino-Americanos que tem o objetivo de promover o intercâmbio da produção artística de países latino-americanos de fala hispânica com o Brasil. Curadora de duas edições da mostra Raízes Negras Latino-Americanas (2006 e 2009). Produtora executiva dos documentários SON DE LOS DIABLOS (2004), Atajo de Negritos (2006), Uma Noite Com a Familia Zevallos (2006), e Preservação das Imagens em Movimento (2008). 

Rocio Salazar




Nenhum comentário:

Postar um comentário