quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Produtos da agroindústria familiar do Rio estarão na 56ª Feira da Providência


Evento que começa nesta quarta-feira, no Riocentro, é uma oportunidade para consumidores conhecerem a agricultura familiar fluminense

Um dos destaques da já tradicional Feira da Providência é a presença das agroindústrias de várias partes do Rio de Janeiro. Na edição deste ano, que começa nesta quarta-feira (30/11) e vai até domingo (4/12), no pavilhão 3 do Riocentro, mais de 20 agricultores familiares fluminenses vão apresentar queijos, cafés, cachaças, geleias, conservas e doces produzidos a partir de técnicas sustentáveis. 
Os produtores são beneficiários dos programas Rio Rural e Prosperar, da Secretaria estadual de Agricultura, que incentivam a produção familiar fluminense com o objetivo de garantir a renda e qualidade de vida aos agricultores. “Os pilares desses nossos programas são o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade do pequeno produtor. Esses conceitos ganham visibilidade nessas feiras, onde o consumidor pode conhecer os detalhes da produção no contato direto com os agricultores familiares”, informa o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.
Segundo o coordenador do Prosperar, o engenheiro agrônomo Jairo da Silva, a participação dos produtores em feiras também é uma oportunidade para fazer contatos com revendedores, ao colocar em evidência a qualidade dos alimentos produzidos. “Além de proporcionar a venda direta, a feira também permite a abertura de novos mercados e parcerias”, destaca.
Esse é o caso da agroindústria familiar Sítios do Morangos (Doçuras da Suely), de Nova Friburgo, que vai participar pela segunda vez do evento. Segundo o produtor Fernando Hottz, a participação na feira em 2015 deu grande visibilidade às geleias de morango que produz. A família dele está no segmento de produção de morango há mais de 60 anos, e recebeu recursos do Rio Rural para utilizar técnicas mais sustentáveis, como o cultivo protegido em estufas. 
“Ano passado, vendemos pouco mais de R$ 5 mil em geleias e fizemos vários contatos com proprietários de lojas e delicatessens que hoje estão vendendo nossos produtos para os cariocas. Para este ano, além das geleias, vamos levar também os próprios morangos e bombons que produzimos”, conta o agricultor. 
A produtora Patrícia Tiedemann, da Capril e Laticínios Rancho Grande, foi a primeira produtora a receber o selo do Programa Prosperar no estado. Com o incentivo, o leite de cabra e os muitos derivados (iogurte, queijos, requeijão, doce de leite, entre outros) produzidos em sua fazenda em Nova Friburgo puderam ser vendidos em restaurantes e estabelecimentos mais sofisticados, além de serem comercializados em diversos eventos gastronômicos. 
Para ela, um dos diferenciais da Feira da Providência é o contato com os consumidores. “Vamos participar pelo terceiro ano consecutivo desse evento. Fazemos degustação de nossos produtos e recebemos dos clientes informações importantes para o aprimoramento da qualidade e diversificação de nossa produção”, explicou a produtora.
A expectativa da organização da 56ª Feira da Providência é atrair cerca de 100 mil pessoas nos cinco dias de evento, que vai contar com 200 expositores de artesanato e produtos típicos de 23 países e 14 estados brasileiros, além de comidas típicas, artigos para casa e decoração, moda, beleza, saúde e bem-estar. O ingresso vai custar R$ 18,00 e os lucros são direcionados ao Banco da Providência, que promove projetos sociais de geração de renda em 60 comunidades da capital fluminense. 

Produtor Fernando Hottz e sua esposa Fernanda, com os produtos da agroindústria Sítio dos Morangos
Serviço:
56ª Feira da ProvidênciaLocal: Riocentro, pavilhão 3 (Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca)
Data: 30/11 a 04/12 - Horário: 12h às 23h


Nenhum comentário:

Postar um comentário