domingo, 6 de novembro de 2016

SEMINÁRIO EUCLIDES 150 ANOS



 Imagem inline 1

No ano de 2016, celebramos os 150 anos do nascimento de Euclides da Cunha, um dos mais aclamados intelectuais brasileiros, nascido em Cantagalo, RJ, em 1866. Euclides, maiúsculo intérprete do Brasil, ousou tematizar, em suas obras, os sertões e as gentes sertanejas, do semiárido baiano às cabeceiras do Rio Purus, na Amazônia, enfatizando o contraste entre os “brasis” litorâneo e profundo.
No seminal Os Sertões, publicado em 02 de dezembro de 1902, há exatos 114 anos, Euclides empreende uma interpretação inovadora e espantosamente atual, ainda nos dias de hoje. Entre libelo e mea culpa, ensaio e poesia, o autor se encontra legitimamente com as construções e as contradições do sertão, analisando – como possível e com o instrumental científico de que dispunha à época – o complexo processo de mestiçagem de nosso povo e a formação de nossa cultura.
O Seminário Euclides 150 Anos é, portanto, uma iniciativa que deseja pôr em circulação, na efeméride do aniversário do autor fluminense, uma série de eventos, debates, exposições e demais manifestações do chamado “universo euclidiano”.

SESSÃO SOLENE NA AFL

Os realizadores do Seminário Euclides 150 Anos, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e com a Academia Fluminense de Letras, realizará, na sede da AFL, em 02-12-2016, a cerimônia de outorga de duas importantes condecorações post mortem ao escritor Euclides da Cunha: a “Medalha Tiradentes”, a mais alta comenda do legislativo fluminense, e a “Medalha Edmo Rodrigues Lutterbach”, comenda da Academia Fluminense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário