domingo, 20 de novembro de 2016

SOU A ESSÊNCIA DE TODAS AS RAÇAS

Dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra



De negro com muito orgulho sou descendente
Nasci de raças tantas... Uma mistura
Gente tão humana que me ensinaram viver com ternura
Sinto-me feliz e honrada por várias raças pertencer
Pois, em cada estação vivida consigo colher
Uma porção de amor que cada um pode me oferecer

Trago comigo muitos ensinamentos deles adquiridos
Hoje me sinto essência de cada raça de cada gente 
Que me mostraram que é da alma que nasce o amor
Independente de raça, religião ou cor.

Aos 13 de maio nasci em um lar de muita pobreza
Mas minha família me recebeu com nobreza
Não me deixaram lugar no coração para o preconceito
Ensinaram-me o respeito e que toda gente tem o seu direito

Meu pai é negro, minha mãe branca de olhos azuis.
Meu pai filho de Negra e Português 
E minha mãe filha de Italiano e Índia brasileira

Sou feliz por ter em minhas veias 
Essa mistura de sangue de grandes amores.
Que me deram suporte na vida... 
A vida mais digna de viver distribuindo amor.

Sou mais uma filha dessa nação
E de todos sou irmã de coração
Vivo a favor da igualdade
Pela paz e pelo amor
Levanto a bandeira da felicidade



Maria Beatriz Silva(Flor de Esperança)

4 comentários:

  1. Belo poema, valorizando o ser humano em todas as suas formas e cores.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmenter magnífico mestra! Adorei...

    ResponderExcluir
  3. – Dia da Consciência Negra

    Eram filhos sem pais vendidos nas feiras
    Casais separados sem saber a fronteira
    Molambos nas peles de sacos as vestes
    Chitão estampado somente nas festas.
    *
    E as negras belas cobiças do senhor
    Usavam, abusavam, geravam bem mais
    Os filhos negados, ser escravo era sina
    Sem saída a menina obedecia demais.
    *
    Nas feiras vendidas olhavam-se os dentes
    Garantia de saúde robustez dessa gente
    Já vinham da África, às vezes, vendidos
    Por tribos inimigas do país esquecido
    *
    A mulher do senhor mandava arrancar
    A bela dentadura na brancura ao mostrar
    Que agradava ao senhor em sorriso belo
    Vingando o ciúme pela jovem, vil prelo.
    *
    A luta foi imensa a liberdade chegou
    Nos Palmares a morte Zumbi encontrou
    Custaram a entender que na pigmentação
    Há o mesmo coração, sentimento emoção.

    Sonia Nogueira

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga:
    Como brasileira, também sou produto de um caldeirão de tipos e genéticas, mas faço uma objeção: VOCE como eu, e todo mundo, afinal, também fazemos parte de apenas UMA RAÇA EXISTENTE: A RAÇA HUMANA!
    Abracinho

    ResponderExcluir