terça-feira, 6 de dezembro de 2016

APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO - 4ª PRIMAVERA DE ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA







A 4ª Primavera de Arte, Educação e Cultura do CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz de Laje do Muriaé, em parceria com o Cineclube Pindoba do CIEP 343 Professora Emília Diniz Ligiéro, realizou a apresentação do documentário Atajo de Negritos.



 O documentário foi exibido pelo cineasta Phillip Johnston para os alunos do curso de formação de professores do CIEP 343, acompanhados pela professora Ana Cláudia de Paula Alvim, no dia 28 de novembro.

Cineasta Phillip Johnston
 Foi uma apresentação especial, em que houve brilhante interação dos alunos com o cineasta. O CCMB e o CIEP 343 agradecem ao cineasta e aos colaboradores por nos oferecerem a oportunidade de um novo conhecimento, que muito somou com a culminância dos nossos trabalhos sobre o mês da comemoração da cultura afro-brasileira e o mês de nascimento de Jesus, trazendo-nos uma aproximação com a cultura peruana, que também tem suas raízes negras.



----------------------


Sinopse:

Projeção do documentário “Atajo de Negritos” de Phillip Johnston

Documentário gravado en El Carmen (Chincha-Peru) que registra a tradição religiosa, onde afro-descendentes realizam um ritual de "zapateo" em homenagem ao Menino Jesus.

Direção: Phillip Johnston; Produção Executiva: Rocío Salazar; Produtora no Peru: Gina Beretta; Roteiro, Fotografia e Edição: Phillip Johnston; Apresentação: Luis Sandoval. Depoimentos: Lorenzo Coronado Acevedo, Margarita Córdoba, Elisa Milani, Nicolasa Guadalupe, Guillermo Marcos Santa Cruz, Adán Felipe Herreja Fajardo, e Sandra Victoria Castillo Coronado. Participação: Atajos de Negritos e Pallitas de El Carmen.

Phillip Johnston e Rocío Salazar têm participação no Circuito Cultural Arte Entre Povos desde 2014.

Phillip Johnston - Cineasta brasileiro, Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Membro da equipe do Ramal Cineclube no Rio de Janeiro. Realizador de oficinas de cinema para crianças e jovens. Dirigiu diversos documentários no Brasil e no Peru, incluindo Preservação das Imagens em Movimento (2008), menção honrosa do júri ABD&C durante a XIII Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro).

Rocío Salazar - Peruana, Bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Teoria Teatral pela UNI-RIO. Pós-Graduada em Gestão da Cultura com ênfase em Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá. Fundadora de Encontros Latino-Americanos que tem o objetivo de promover o intercâmbio da produção artística de países latino-americanos de fala hispânica com o Brasil. Curadora de duas edições da mostra Raízes Negras Latino-Americanas (2006 e 2009). Produtora executiva dos documentários. Desde 2014 se dedica a criação de projetos educativos em audiovisual e produção.

Maria Beatriz
Diretora do CCMB



Maria Beatriz apresentou Phillip Johnston e o documentário




Nenhum comentário:

Postar um comentário