quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PIANO E VIOLINO NO ECLB: AMANHÃ, DIA 22, ÀS 14H

Pianista Daniel Galdino

Nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, entre as 14 e 15 h, o pianista Daniel Galdino e o violinista Cristóvão José da Silva Fernandes, da Escola de Música JEMAJ, estarão se apresentando no Auditório Dona Carmita, do ECLB, para recepcionarem o advogado Sebastião Freire Rodrigues,  que celebra seu Jubileu de Ouro no exercício da advocacia, assim como seus colegas de turma dr. Melhim Chalhoub e dr. Célio Junger Vidaurre. 

Pela manhã, às 8h, ocorrerá Missa em Ação de Graças, na Igreja com a presença do Grupo Musical Amantes da Arte. Serão lembrados, na oportunidade, os saudosos drs. Helena Pimentel Monteiro, José Antònio Saad, Moacir Valinho Xavier e o desembargador Nivaldo Xavier Valinho.


Cristóvão José da Silva Fernandes e sua mãe

SEBASTIÃO FREIRE RODRIGUES


Sebastião Freire Rodrigues, o Patané


Nascido em 23/12/1943, filho de Genaro Rodrigues e Geraldina Freire Rodrigues, Sebastião Freire Rodrigues estudou com a professora conhecida como dona Mariquinha e cursou o Ginásio e o Técnico em Contabilidade no Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana.

Com 16 anos, fundou a Federação dos Estudantes Secundaristas no município, representando o estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional em Pelotas (RJ). Formou-se em Direito, em 1966, pela UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói.

Foi Secretário do Aero Clube e membro do Centro Popular Pró-Melhoramentos, tendo sido secretário da entidade. Foi secretário, também, do Instituto de Menores Roberto SIlveira. Exerceu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Bom Jesus por dois mandatos, restaurando e reorganizando a entidade.

Atuou também como presidente do MOBRAL, alfabetizando cerca de 4 mil cidadãos. Foi presidente da Lira Operária de Bom Jesus, ocasião em que a Furiosa participou de um concorrido Encontro de Bandas no Rio de Janeiro.

Ex-membro efetivo do Rotary Club, exerceu o cargo de Secretário de Obras do Município, oportunidade em que estabeleceu a obrigatoriedade de fornecimento de cafés da manhã e da tarde para todos os servidores. Além disso, instituiu a folga dos funcionários no dia de seus aniversários, com entrega de uma cesta básica a cada servidor.

Foi presidente da 17ª subseção da OAB-RJ por dois mandatos e, juntamente com os advogados Dr. Eliezer Reis e Dr.Nilton Serpa Kelly, construíram a sede própria da entidade.

Exerceu a presidência da Comissão de Festa de Agosto, foi vereador e presidente da Câmara com inúmeros projetos, inclusive o destacado  "Cidadania, um direito de todos".


Promoveu a execução, no projeto "A Nova Bom Jesus", da instalação da reciclagem de lixo, assim como a instalação de 200 empresas e 1000 (mil) casas populares.

Foi Chefe de Gabinete e, posteriormente, Chefe do Controle Interno, durante o Governo do Prefeito Miguel Motta.

Como advogado, concluiu um processo de inventário em duas horas e vinte e dois minutos, processo tramitado nesta comarca no Cartório do 1º ofício, com a colaboração dos serventuários da Justiça e do Poder Judiciário.

Lançou, no dia 3 de outubro de 2015, por ocasião do aniversário da instalação da Câmara Municipal, os livros com textos de PADRE MELLO, OCTACÍLIO DE AQUINO, ATHOS FERNANDES e ROMEU COUTO, gênios de nossa literatura. Referidas obras foram selecionadas pelo professor bonjesuense DELTON DE MATTOS, ocasião em que foram distribuídos gratuitamente 1.500 (mil e quinhentos) livros.  Todos os encargos das publicações e lançamentos dos livros foram de responsabilidade de Sebastião Freire, o que revela que o espírito juvenil está, mais que nunca presente nesta personalidade que poderia sintetizar sua vida, dizendo: "vivo para servir".


Nesta noite histórica, Sebastião Freire Rodrigues recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo estado do Rio de Janeiro.

Dr. Sebastião Freire Rodrigues (centro), recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo estado do Rio de Janeiro.  À esquerda: Dra. Andreia Guimarães (representante do deputado estadual Marcus Vinícius), que entregou a honraria, Dra. Suzanyh Peres Veniali, Flavia Nunes, (filha do Dr. Sebastião). Dr. Sebastião Freire Rodrigues, Ledyr Nunes Rodrigues (esposa Dr. Sebastião) e Luciano Nunes (Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus)
.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário