sábado, 17 de dezembro de 2016

REUNIÃO DE FIM DE ANO DO MEMORIAL



A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira realizaram a última reunião do ano, no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, onde nasceram os governadores.

Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana (RJ)



Na ocasião, foi mencionada a árdua luta pela edificação do Memorial. "Havia gente que dizia que nós não íamos conseguir construir nada", lembrou Georgina dos Santos, presidente da Associação, que doou o terreno onde foi construído o prédio, juntamente com a filha Cintia e o cunhado Alessandro.


Terno de Roberto Silveira é uma das relíquias do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, doado pela víúva de Roberto,Ismélia Silveira

Na oportunidade, foram lembradas todas as personalidades que estiveram presentes na inauguração do Memorial: Ismélia Silveira, viúva do governador Roberto Silveira, grande apoiadora do Memorial, sua filha Dora Silveira, e sua irmã Marian Saad Sauma. Badger Silveira Filho, Cristina Silveira e José Luís Ferraiolo Silveira, filhos do governador Badger Silveira, que sempre apoiaram o sonho do Memorial. Foram lembradas ainda, Luana Silveira Teixeira, neta do governador Badger e Ana Maria Silveira, outra filha do governador, e grande apoiadora da realização do nosso sonho. Foi Ana quem resgatou histórias importantíssimas das Silveirada, brindando os leitores de O Norte Fluminense com seus belíssimos artigos. Foram mencionadas Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira - irmã de Roberto e Badger Silveira e outras personalidades, como Wilma Martins Teixeira Coutinho, que trabalhou nos governos de Roberto e Badger Silveira, sempre lembrada com carinho, e que sempre apoiou o projeto do Memorial. Foram lembrados, outrossim: Maurício Alcântara Guimarães, cinegrafista oficial dos governadores Roberto e Badger - que aqui esteve acompanhado de sua esposa, a psicóloga Sandra Maria Araújo da Fonseca. Foram recordados, ainda, a antropóloga Luitgarde Cavalcanti, Doutora em Ciências Sociais e Pós Doutorada em Antropologia e Ciência das Letras, professora aposentada da UFERJ e UERJ, Maria Lúcia Rutter Mattos e Sandra das Graças Monteiro. 


Acervo importante relativo ao governador Badger Silveira, doado por seus filhos, compõe o Memorial


Foi organizada, por outro lado, na reunião, extensa programação de atividades para o próximo ano, priorizando as visitas de escolas públicas e privadas, assim como a realização de oficinas e comemoração de datas significativas.


ROBERTO, BADGER, ZEQUINHA, DINAH, MARIA DA PENHA, BOANERGES E BILUCA VIVEM!


Momento da inauguração do Memorial no dia 7/8/2016



                                                  A poetisa Vera Viana declamou poesia


Wilma Martins Teixeira Coutinho, que trabalhou nos governos de Roberto e Badger Silveira fez importante pronunciamento



Dora Silveira, filha de Roberto Silveira: emoção



Maurício Alcântara foi fotógrafo oficial de Roberto e Badger Silveira

Ismélia Silveira, viúva do ex-governador Roberto Silveira: a Eterna Primeira Dama


Outro momento da inauguração do Memorial


Dora Silveira, Badger Silveira Filho e Cristina Silveira plantaram sete mudas de ipê amarelo, que simbolizam a Silveirada: Boanerges e Biluca e seus cinco filhos, Dinah, Roberto, Badger, Zequinha e Maria da Penha Silveira


Roberto Silveira possuía, quando criança, o bode Cabo Verde, ao qual colocava uma carrocinha para levar a si


A Silveirada e amigos, com os membros da Associação dos Amigos do Memorial e integrantes do Caxambu


Cristina SIlveira, José Luís Ferraiolo Silveira e Badger Silveira Filho (direita), filhos do ex-governador Badger Silveira, a antropóloga Luitgarde Cavalcanti, Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira, a psicóloga Sandra Maria Araújo da Fonseca e Sandra das Graças Monteiro na Panificadora Família Borges, antes da inauguração do Memorial
Na oportunidade, a Associação resolveu manifestar, através do blog de O Norte Fluminense, o desejo de agradecimentos a toda(o)s que colaboraram com a realização do sonho do Memorial, desejando um Natal de harmonia e em Ano Novo de conquistas frente aos grandes desafios impostos pela crise que abala o país.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário