sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

TARDE INESQUECÍVEL HOMENAGEIA ADVOGADOS BONJESUENSES


O violinista Cristóvão José da Silva Fernandes e o pianista Daniel Galdino fizeram envolvente apresentação para os advogados Sebastião Freire Rodrigues e Melhim Chalhoub no ECLB


No tarde do dia 22 de dezembro, o advogado Sebastião Freire Rodrigues, que celebrou seu Jubileu de Ouro no exercício da advocacia, assim como seu colega de turma dr. Melhim Chalhoub, foram recepcionados pelo ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), na pessoa do dr. Gino Martins Borges Bastos, numa tarde inesquecível, recheada de lembranças e emoções.

Sebastião Freire e Melhim Chalhoub foram alunos do antigo Colégio Rio Branco e quase chegaram às lágrimas no Auditório Dona Carmita, onde se deu a apresentação musical. 

Sebastião Freire lembrou do tempo de estudante no educandário: "eu sempre procurava estudar com Melhim, que era extremamente dedicado aos estudos, e que continuou sendo assim ao longo de sua vida. Tanto assim, que se tornou, hoje, uma das referências nacionais na área jurídica, com vários livros publicados. Recordo-me que, na época dos estudos, às vezes, eu costumava ir à casa de Melhim para jogarmos o 'jogo de botão'. Em certo momento, a mãe de Melhim dizia, com sotaque libanês: 'Melhim, limpa a mesa para servirmos o almoço, mas não deixa o Genarinho - como eu era conhecido - ir embora antes de comer uns quibes'. Confesso que eu ia à casa de Melhim para comer aqueles deliciosos quibes...".

Outra passagem lembrada por Sebastião Freire, foi quando viu pela primeira vez sua esposa. "Eu estudava na sala de aula onde atualmente está situada a biblioteca do ECLB, próximo à porta de entrada. Antes das aulas terem início, o severo inspetor de disciplina, Rosendo, chegou para nós e disse que duas alunas de Itaperuna iriam começar a estudar na sala e que não queria saber de nenhuma gracinha com elas. Quando a aluna Ledyr atravessou a porta da sala de aula, eu imediatamente pensei: 'esta é a moreninha da minha vida'. E realmente casei-me com ela, com quem vivo feliz até hoje".

Melhim, por sua vez, lembrou de sua passagem nos bancos escolares e recordou a trajetória de Sebastião Rodrigues: "O Colégio Rio Branco possuía grandes professores e Sebastião demonstrava desde cedo uma liderança que se desenvolveu durante a sua vida, fazendo dela um importante instrumento para servir a toda a coletividade. Isso o tornou uma pessoa admirada e querida em nosso município. Além de eu estar emocionado por rever minha família em Bom Jesus, estou comovido também por estar de novo no prédio do Colégio, junto com Sebastião. Interessante observar que a sala onde estudei, e que onde hoje fica a sala de cinema do ECLB, sempre me pareceu grande. Hoje, ao adentrar nela, contudo, a percebi pequena. Antes, era o olhar do estudante, hoje o do adulto".

Melhim Chalhou, que doou dois livros de sua autoria para a Biblioteca do ECLB, esteve acompanhado de sua irmã Therezinha Chalhoub, enquanto Sebastião Rodrigues esteve presente com sua esposa Ledyr Nunes Rodrigues. Fizeram-se presentes, ainda, a dra. Nísia Campos, presidente do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo) e redatora do jornal A Voz do Povo, que saudou os homenageados, assim como Edilene Peres, vice-presidente da Associação dos Amigos do Teatro Cinema Conchita de Moraes.

Na oportunidade, o pianista Daniel Galdino e o violinista Cristóvão José da Silva Fernandes, da Escola de Música JEMAJ, realizaram uma envolvente apresentação no Auditório Dona Carmita.

Ao final, foi servido um cocktal aos presentes, que preencheram a ficha de ex-alunos do Colégio Rio Brando.

Pela manhã, às 8h, ocorreu Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz, com a presença do Grupo Musical Amantes da Arte. Foram lembrados, na oportunidade, o dr. Célio Vidaurre e os saudosos drs. Helena Pimentel Monteiro, José Antônio Saad, Moacir Valinho Xavier e o desembargador Nivaldo Xavier Valinho, companheiros de escola do dr. Sebastião Freire Rodrigues.



Cristóvão José da Silva Fernandes


Daniel Galdino





Melhim Chalhou lembrou de seu tempo nos bancos escolares do antigo Colégio Rio Branco, hoje ECLB

Sebastião Freire Rodrigues






Melhim Chalhou doou dois de seus livros para a biblioteca do ECLB




ASSINATURAS DAS FICHAS DE EX-ALUNOS DO COLÉGIO RIO BRANCO








Daniel, Cristóvão, Gino, Ledyr, Sebastião, Melhim, Therezinha, Edilene e Nísia: uma tarde inesquecível no ECLB 


SEBASTIÃO FREIRE RODRIGUES


Sebastião Freire Rodrigues, o Patané


Nascido em 23/12/1943, filho de Genaro Rodrigues e Geraldina Freire Rodrigues, Sebastião Freire Rodrigues estudou com a professora conhecida como dona Mariquinha e cursou o Ginásio e o Técnico em Contabilidade no Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana.

Com 16 anos, fundou a Federação dos Estudantes Secundaristas no município, representando o estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional em Pelotas (RJ). Formou-se em Direito, em 1966, pela UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói.

Foi Secretário do Aero Clube e membro do Centro Popular Pró-Melhoramentos, tendo sido secretário da entidade. Foi secretário, também, do Instituto de Menores Roberto SIlveira. Exerceu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Bom Jesus por dois mandatos, restaurando e reorganizando a entidade.

Atuou também como presidente do MOBRAL, alfabetizando cerca de 4 mil cidadãos. Foi presidente da Lira Operária de Bom Jesus, ocasião em que a Furiosa participou de um concorrido Encontro de Bandas no Rio de Janeiro.

Ex-membro efetivo do Rotary Club, exerceu o cargo de Secretário de Obras do Município, oportunidade em que estabeleceu a obrigatoriedade de fornecimento de cafés da manhã e da tarde para todos os servidores. Além disso, instituiu a folga dos funcionários no dia de seus aniversários, com entrega de uma cesta básica a cada servidor.

Foi presidente da 17ª subseção da OAB-RJ por dois mandatos e, juntamente com os advogados Dr. Eliezer Reis e Dr.Nilton Serpa Kelly, construíram a sede própria da entidade.

Exerceu a presidência da Comissão de Festa de Agosto, foi vereador e presidente da Câmara com inúmeros projetos, inclusive o destacado  "Cidadania, um direito de todos".


Promoveu a execução, no projeto "A Nova Bom Jesus", da instalação da reciclagem de lixo, assim como a instalação de 200 empresas e 1000 (mil) casas populares.

Foi Chefe de Gabinete e, posteriormente, Chefe do Controle Interno, durante o Governo do Prefeito Miguel Motta.

Como advogado, concluiu um processo de inventário em duas horas e vinte e dois minutos, processo tramitado nesta comarca no Cartório do 1º ofício, com a colaboração dos serventuários da Justiça e do Poder Judiciário.

Lançou, no dia 3 de outubro de 2015, por ocasião do aniversário da instalação da Câmara Municipal, os livros com textos de PADRE MELLO, OCTACÍLIO DE AQUINO, ATHOS FERNANDES e ROMEU COUTO, gênios de nossa literatura. Referidas obras foram selecionadas pelo professor bonjesuense DELTON DE MATTOS, ocasião em que foram distribuídos gratuitamente 1.500 (mil e quinhentos) livros.  Todos os encargos das publicações e lançamentos dos livros foram de responsabilidade de Sebastião Freire, o que revela que o espírito juvenil está, mais que nunca presente nesta personalidade que poderia sintetizar sua vida, dizendo: "vivo para servir".


Nesta noite histórica, Sebastião Freire Rodrigues recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo estado do Rio de Janeiro.


Dr. Sebastião Freire Rodrigues (centro), recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo estado do Rio de Janeiro.  À esquerda: Dra. Andreia Guimarães (representante do deputado estadual Marcus Vinícius), que entregou a honraria, Dra. Suzanyh Peres Veniali, Flavia Nunes, (filha do Dr. Sebastião). Dr. Sebastião Freire Rodrigues, Ledyr Nunes Rodrigues (esposa Dr. Sebastião) e Luciano Nunes (Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus)
.

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário