quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Toco... Toco



                                                  

Sanfoneiro toca tão bem,                                         Se toco numa flor,
não só, palcos teatrais,                                          a toco com muito jeito,               toco sanfona também,                                rego, rego do calor,                        
pro meu neto: Fábio Pais.                                        a dita: amor-perfeito.

Eu, muito toco no burro,                                         Gaita de foles eu toco,
quando o dito está parado,                                      e não sou irlandês,                   não só hoje, ouço um urro,                                     na adega toco no copo,
d’um lobo esfomeado!                                             e bebo, duma só vez.

 Toco caixa numa banda,                                       Mineiro toca, na mina,          fardado, todo emproado                                        vassoura varre poeira,             toco em vasos na varanda,                                    tanto malho na oficina,          lindos cravos são regados.                                   e nunca, nunca canseira.
                                                                                                  
Na tão linda namorada,                                        No piano sei tocar,
dei um beijo, disse: ai, ai!                                 e nas teclas do meu amor,
se chega a alvorada,                                              em seguida vou orar,
consolada, logo vai...                                             na igreja do Senhor.

Toco o sino do portão,                                          Eu, toco numa cortina,
pra saber: estou presente,                                da lenha, grande fogueira,
chega a dona da mansão,                                     sacola não pequenina,
dou beijinhos, de presente.                                  e dirijo-me, à feira. 

Eu toco também o sino,                                       Na feira muito toquei,
- de férias o sacristão -                                    toquei também na carteira,                 -e rezam ao Deus-menino                                    e, de tanto que comprei,
os fieis, com devoção.                                           tão cedo não vou à feira.
                                    
                                      06/12/2016  ---  José Pais de Moura  Simões --- 


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário