sábado, 21 de janeiro de 2017

Patrono do ECLB, Luciano Bastos faria 89 anos neste sábado (www.espacoculturallucianobastos.blogspot.com)




sábado, 21 de janeiro de 2017


Patrono do ECLB, Luciano Bastos faria 89 anos neste sábado

                          
Este ano marca os 89 anos de nascimento do dr. Luciano Bastos. Nascido a 21.01.1928, em Carangola, MG, o decano dos advogados de nossa cidade morreu aos 83 anos, no dia 08 de fevereiro de 2011, em Bom Jesus do Itabapoana, que o acolheu desde os 5 anos de idade.

Nosso patrono - aquele apaixonado pela advocacia, lutando sempre pelos direitos individuais e coletivos, continua atual.

A atualidade de Luciano está nas suas ideias, nas lições do homem público, do advogado, professor e jornalista; nos conceitos de ética, moral, justiça, direito; nas instituições que ajudou a idealizar e concretizar em nossa terra.

No dia 22.08.1993, o jornal O Norte Fluminense estampou numa de suas páginas uma reflexão do dr. Luciano Bastos na passagem do Dia do Advogado, "Luta pelo Direito", que transcrevemos a seguir:





                          Luta pelo direito


      Todos nós vivemos um drama constante quando o nosso direito é violentado. O que fazer? Aceitar pacificamente, resignar-se sob pretexto íntimo de comodidade? Ou reagir ante a violência, embutida sob vários atos e aspectos?

      Os ataques ao direito individual, e mesmo coletivos, se repetem frequentemente. Jhering, em suas convicções, dizia que não preconizava a luta pelo direito em todas as contendas mas somente naquelas em que o ataque ao direito implica conjuntamente um desprezo da pessoa. A condescendência, a resignação, a suavidade e o amor da paz, a transigência e até a renúncia a fazer valer o direito de qualquer pessoa é de ser aplicado. Repele unicamente a indigna tolerância de injustiça, que é o efeito da cobardia, da indolência, do amor ao descanso.

     Quando o arbítrio e a ilegalidade se aventuram audaciosamente a levantar a cabeça, é sinal certo de que aqueles que tinham por missão defender a lei não cumpriram o seu dever. E, afirma o mestre citado, que quem defende o seu direito defende todo o Direito. O interesse e as conseqüências do seu ato dilatam-se além de sua pessoa. E arremata que a paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que se serve para o conseguir.

      Nesta hora tão conturbada em que todos vivemos, nos entre choques das lutas e das paixões, cabe até lembrar Sobral Pinto: “Nos momentos de crise, o difícil não é cumprir o seu dever; é saber onde é que ele está.“

     Na passagem do Dia do Advogado, abraçando cordialmente os meus colegas, levo-lhes estas reflexões, e que estendo a todos que convivem em nossa comunidade.


                                       



Um comentário:

  1. Grande e exemplar legado.

    Saudações musicais.
    http://globotv.globo.com/tv-globo-propaganda/exposamba-2013/v/mostra-sao-paulo-exposamba-2013-ademir-francisco-de-souza/2543861/

    ResponderExcluir